Um novo encontro que propaga a saúde mental voltada para a integração das mulheres na sociedade foi realizado nesta terça-feira (28/06) para toda a comunidade do Bairro Morretes. A ação foi realizada pelo Grupo de Saúde Novo Olhar juntamente com a NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e as Agentes de Saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Morretes.
Atividades como esta acontecem uma vez por mês no Bairro Morretes, em toda última terça-feira do mês. O mais bacana do evento é que ele é sempre inovador e em cada mês a organização traz uma temática diversificada. Desta vez não foi diferente e, aproveitando que estamos no mês de Julho, o tema deste 10 encontro foi a Festa Junina onde a organização da ação criou um divertido arraial que contou com diversas brincadeiras e comidas típicas, danças, músicas, atividades interativas e até mesmo um casamento caipira para que todos pudessem descontrair e participar.
Esta ação estimula a maior participação e interação das mulheres na sociedade, fazendo com que elas possam cuidar da saúde mental e interagir criando novos laços de amizade com a participação descontraída nesses encontros e, acima de tudo, cuidando do próprio bem-estar. “Participo sempre dos eventos da UBS Morretes. Adoro dançar, participar e me divertir, pois é uma grande distração para mim”, conta a moradora do bairro, Edna Cristina Siqueira.
Uma das coordenadoras do Grupo Novo Olhar, Isabel Cristina do Santos, fala sobre a importância da criação destes encontros para as mulheres da comunidade. “Estes encontros que propagam o cuidado da saúde mental das mulheres para que elas tenham e sintam o bem-estar são muito importantes, por assim elas podem interagir e se distrair entre elas mesmas. A ideia da ação é toda voltada para a saúde mental”, afirma Isabel Cristina do Santos.
Duas agentes de saúde da UBS Morretes, Luciana Katschor e Salete Boitt, contam como foi a organização da ação e a ideia para criar o encontro. “Todas nós nos reunimos em todo o começo de mês e aí decidimos o tema e a data de cada encontro, então nesse mês decidimos a temática Festa Junina por ser o mês de Junho. Nós nos organizamos por partes, deixando assim cada participante com uma tarefa diferente. Esse mês nos organizamos para realizarmos o casamento caipira, e a vestimenta das prendas e os convites. O nosso intuito é trazer e propagar a saúde mental para as mulheres que, geralmente ficam muito em casa e acabam depressivas ao não fazer muita amizade e interagir, então aqui nós fazemos com que elas possam vir e dançar, brincar, fazer amizade e compartilhar os alimentos que cada uma traz. É importante lembrar também que os encontros são voltados para as mulheres no geral, não somente mulheres com depressão. É um intuito para a promoção de saúde” afirmam Luciana Katschor e Salete Boitt.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema