A última das quatro rodas de conversa realizadas para falar sobre o Outubro Rosa na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro aconteceu nesta segunda-feira (31/10). As rodas foram organizadas pelas profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Psicóloga Ariane Silva e Fisioterapeuta Gisele Lautert, contando também com a participação das Enfermeiras Mariana Cavalcanti e Liane Vasconcelos e das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da UBS.
O encontro especial fez com que as participantes interagissem e conversassem de forma que se sentissem a vontade sobre diversos temas. Foram discutidos assuntos relacionados à saúde da mulher, como padrões de beleza, preconceitos, cobranças da família e da sociedade, auto-estima, ter tempo para se cuidar, estar de bem consigo mesma e dar atenção para a sua saúde.
A Psicóloga do NASF, Ariane Silva, destacou a ideia principal das rodas de conversa. “A ideia foi pensada com o intuito de ampliarmos o conceito de saúde divulgado no Outubro Rosa, afinal de contas, a prevenção do câncer é sim importante, mas as mulheres não são apenas seios e útero, existem muitos outros assuntos relacionados à saúde da mulher que são de extrema importância para serem discutidos”, concluiu Ariane.
“Acredito que alcançamos nosso objetivo a partir do momento em que conseguimos fazer com que algumas mulheres refletissem sobre sua saúde, sua vida e seu papel na sociedade. Além disso, esses espaços coletivos são extremamente ricos para a troca de experiências entre as pessoas, o que torna o trabalho ainda mais efetivo e prazeroso”, afirmou Gisele Lautert, Fisioterapeuta do NASF.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema