A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PlanMob) segue em Itapema. Nesta segunda-feira (04/04) foi realizada a audiência pública para apresentação do documento. A atividade aconteceu na Câmara de Vereadores e é uma das etapas da formatação do PlanMob, que está sendo realizado pela Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).
Durante a audiência os técnicos da empresa Le Pradron, contratada pela AMFRI e responsável pela elaboração dos planos em toda a região apresentaram a leitura sócio espacial de Itapema, o diagnóstico, o prognóstico, além dos princípios e propostas. “Foi mais de um ano de trabalho que contou com a pesquisa domiciliar de origem e destino por amostragem aplicada em 803 residências, três consultas populares para elencar propostas, além de estudos em documentos”, explicou o arquiteto e urbanista da empresa responsável pelo estudo, Gabriel Guilherme Gollnick.
No levantamento feito pela empresa ficou demonstrado que o crescimento da frota em Itapema de aproximadamente 10 mil em 2005 para 32 mil veículos em 2014. Quanto a divisão modal, ou seja, a forma como a população utiliza o transporte, o carro representa 39%, seguido por andar a pé 33%. Bicicleta representa 14% da utilização de meios de transporte, 7% motocicleta, 5% ônibus e 2% outros formatos.
Ainda de acordo com os estudos os maiores deslocamentos acontecem nos eixos Centro Meia Praia e Meia Praia Morretes. Também foram evidenciadas questões como acessibilidade, cicloviários, transporte público coletivo e transporte comercial. “As propostas foram divididas em eixos para que assim possam contemplar todas as áreas desde o sistema viário, até o meio ambiente e a própria gestão do sistema”, afirmou Sérgio Guilherme Gollnick.
Ao final da apresentação, a comunidade tirou dúvidas e elencou novas propostas para serem inseridas ao PlanMob. O próximo passo será a elaboração da minuta de lei que será então entregue ao Executivo Municipal.
Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema