No domingo, 3 de maio, foi realizado a cerimônia de Abertura da Pesca da Tainha 2015, na praia de Bombas, nas proximidades do restaurante Olímpio. Trata-se de uma missa idealizada e organizada pela comunidade pesqueira que chega a sua 7 edição, com a presenças dos pescadores, seus familiares, população em geral, autoridades e representantes da comunidade pesqueira de Florianópolis.
A celebração foi realizada pelo pároco bombinense, Silvano Oliveira, e foi iniciada com uma procissão pela praia. Durante a cerimônia o ofertório de gratidão foi efetuado com apetrechos e artefatos representativos da pesca artesanal da tainha.
Um dos momentos mais singulares da celebração foi a passagem da rede de pesca sobre a cabeça dos presentes, além de emocionante tem a capacidade de sintonizar este momento tão especial que simboliza oficialmente a abertura da temporada de tainhas em Bombinhas, até o mais distantes dessa tradição, tão importante para a identidade cultural do litoral catarinense.
Além da decoração esmerada executada pela comunidade pesqueira, é costume nesses sete anos de cerimônia um mural com fotografias dos pescadores falecidos numa singela homenagem aqueles que dedicaram toda a sua vida a atividade e hoje são presentes na memória. Um diferencial deste ano foi o cenário do rancho montado na areia, retratando uma casa tradicional.
A prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha, esteve na missa acompanhada pela presidente da Câmara de Vereadores, Lourdes Matias, e salientou a importância da abertura para toda a população. Um dia muito especial, uma cerimônia emocionante que aquece a alma e coloca a população em harmonia com essa tradição tão importante para a nossa comunidade. Agora é esperar por uma safra próspera de tainhas, ressalta a prefeita.
Na manhã desta segunda-feira, o Presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina Fepesc, Ivo da Silva, confirmou a liberação da pesca da tainha de praia, com rede de arrasto com uso de embarcação a remo, desde o dia 1 maio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas