Promover a preservação do meio ambiente através de palestras e ações ao ar livre tem sido a forma de orientar estudantes de Bombinhas
Incentivar a preservação e manutenção do meio ambiente tem sido os objetivos da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas, a Famab, que para realizar estas metas além do serviço de fiscalização e vigilância empreende a conscientização ambiental através de oficinas e ações junto dos estudantes de Bombinhas.
A mais recente ação foi realizada com os alunos dos 6 anos da Escola Municipal Manoel José, atividade de plantio de mudas de árvores em uma das áreas verdes do Patrimônio Público Municipal. Conhecida por abrigar a espécie coruja-buraqueira, a área com quase mil metros quadrados situa-se no Bairro de Morrinhos, entre as Ruas Pessegueiro, Freijó e da Avenida Professor João José da Cruz, o local também é conhecido como a praça da coruja-buraqueira. Até o momento da ação a praça estava sendo utilizada de forma inadequada servindo de estacionamento de veículos e embarcações, além de servir como depósito de lixos de diversas origens. Durante muito tempo a equipe da Famab vem tentando coibir estas ações e promover a preservação dos espaços de nidificação da coruja, bem como a manutenção da área verde, diz o presidente da fundação Flávio Steigleder.
No entanto, a falta de isolamento da área dificultava as ações de plantio de mudas e manutenção da limpeza no local. Diante disso, a equipe da Famab iniciou o trabalho braçal de cercamento da área com toras de eucalipto reaproveitadas. Esta ação teve custo zero para a Prefeitura e contou com o apoio do Corpo de Bombeiros (que forneceram motosserra) e da Secretaria Municipal de Obras (que transportou o material e roçou a área) e teve resultados positivos quanto à ocupação da área por veículos em geral.
Para dar continuidade à ação foi então realizado o plantio de mudas de árvores provenientes de compensações ambientais, a fim de promover o enriquecimento da vegetação e garantir a preservação da área verde. O próximo passo é envolver a comunidade para que a mesma utilize a praça como opção de lazer, cuidando e mantendo a área livre de atividades que possam comprometer os aspectos sanitários e dificultar o desenvolvimento da fauna e flora local, diz Flávio.
Interessados em desenvolver parcerias para aprimorar as ações implantadas na praça da coruja-buraqueira podem procurar a Famab para mais informações pelo telefone 3393 9538.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas