Estudantes da EBM Dilma Mafra, de Bombinhas expõem fotografias tiradas durante aulas de Educação de Artes. A escola permanecerá aberta no fim de semana para visitação
Com o tema Natureza Viva segue até domingo, em Bombinhas, a I Mostra Fotográfica Dilma Mafra realizada pelos alunos dos sextos anos e EJA com a coordenação do professor de Artes Edson Faria e apoio a Direção e Funcionários da escola.
Para realizar a produção fotográfica os alunos pasaram um processo artístico de aprendizagem. Os alunos foram primeiramente motivados e depois mobilizados para o que resultou em 100 fotos, em cores, ampliadas em tamanho A3, de todo o tipo de imagem que sensibilizou o seu olhar. A inclusão digital está viva no saguão da Escola Dilma Mafra, que mantém a mostra até dia 02/09, quando será transportada para o hall da entrada da Secretaria Municipal da Educação, na Prefeitura Municipal, onde ficará a partir de 3 de setembro. A ideia é capturar o belo, o singular, o bonito fazer da foto um retrato dos sentimentos, através de um olhar selecionado, explicou o professor organizador.
A EBM Dilma Mafra, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e parcerias da comunidade para realizar a exposição. Existem imagens, momentos e energias para serem captadas, bem mais importantes que uma forma em si, declarou o professor Edson, o qual anunciou que está aberto, em paralelo, a escolha das seis melhores fotos, cujos ganhadores receberão medalha, já na semana que vem, quando for divulgado o resultado na Escola, terça, dia 03/09.
A I Mostra de fotografia Dilma Mafra contou com a participação especial do biólogo e fotógrafo profissional de Florianópolis, Edson Chuck, cuja trajetória está marcada nas muitas maratonas fotográficas realizadas na capital do estado. Dez fotografias do artista acompanham as fotos dos alunos enriquecendo o ambiente de cores, talentos e sentimentos que a imagem sabe muito bem reproduzir.
A segunda mostra vem ai, anunciou o organizador, pois muitos alunos ficaram impactados com a exposição e querem participar do evento. Para tanto a EBM Dilma Mafra está programando realizar a segunda edição ainda este ano, estendendo a toda a escola. Por fim, acrescentou o professor Edson, que aprendizagem desfocou o olhar dos alunos para o celular enquanto um recurso somente de desatenção do ambiente educativo e levou-os a usá-lo como instrumento de apoio didático, do qual pode se esperar mais, pois hoje os celulares se bem usados transformam-se em aliados da arte, da música e da aprendizagem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas