Obra promete acabar com a falta de água na cidade, mas moradores temem que junto com ela a especulação imobiliária chegue à Costeira de Zimbros.
Uma obra bastante aguardada para resolver o problema histórico da falta de água em Bombinhas durante o verão está preocupando os moradores do entorno da Costeira de Zimbros. O local, que até setembro do ano passado era sinalizado por uma placa como Área de Relevante Interesse Ecológico, foi escolhido para sediar a ampliação da barragem que abastece parte da cidade. Os moradores acusam funcionários da prefeitura de terem retirado a placa do local.
Para fazer a ampliação do reservatório municipal, seria necessário abrir uma estrada onde hoje existe uma trilha. Os moradores afirmam que não são contra a obra, mas acreditam que o material para a execução da ampliação poderia chegar ao local pelo mar.
A Costeira de Zimbros é um dos locais mais preservados do município. No começo da trilha, distante cerca de 1,5 quilômetro de onde vai ficar a barragem, há uma vista privilegiada para o Cantinho das Pedras. A comunidade teme que a chegada da estrada abra espaço também para a especulação imobiliária.
A prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, nega que isso vai acontecer. Ela garante que a estrada vai ser provisória e que o município já tem todas as autorizações ambientais necessárias. Além disso, segundo ela, durante o trabalho apenas os operários da empresa responsável terão acesso ao local.
A obra está prevista para começar na próxima semana. A ampliação está orçada em R$ 1,2 milhão, custeados pelo Governo Federal. A intenção é concluí-la até dezembro, para a próxima temporada. Sobre a possibilidade de levar os materiais pelo mar, a prefeita afirma que a possibilidade está descartada. (Colaborou Douglas Marcio da Silva)
Fonte: O Sol Diário