Na segunda-feira, dia 06 de outubro, o rancho da casa do Jucimar Olímpia, carinhosamente chamado por todos como Cimá, lotou com a presença dos alunos dos primeiros anos dos ensinos Médio Inovador e Ensino Médio Integrado a Educação Profissional, da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor, do bairro de Bombas.
O motivo do encontro dos alunos, professores e coordenadores naquele local foi a entrega do bicharedo do Boi de Mamão confeccionado pelos mestres detentores deste saber: Cimá e Sônia Olímpia, Ironildo (Li) e Rosete Oliveira, Marlene e Moacir Nunes, Darci Olímpio, Rosa Melo e Paulinho Oliveira e demais integrantes destas famílias.
O bicharedo é o primeiro resultado do recurso adquirido pela escola, através do Ministério da Cultura Minc, com o Projeto Mais Cultura na Escola, lançado no dia 29 de setembro, com o objetivo de divulgar, fomentar e fortalecer a cultura da cidade, especialmente o folguedo do Boi de Mamão.
Estes mestres realizaram discussões, através de oficinas temáticas com os estudantes somados ao contingente gestor formado pelas professoras Sirlei Manes, Maria José de Melo e Patricia Zimmer e a equipe pedagógica, pelos professores Fabiano Ettori Quito de Informática, Franciele Coelho e Pricila B. de História, Eliane e Neusilande Alice Nunes de Língua Portuguesa, as coordenadoras do curso professoras Vilma de Maria e Jane Odete Matias, e a presidente da App sra. Rosineide. Ainda colaboraram os parceiros Luis Antônio Patrício da Fundação da Cultura, José Antônio Olímpia (Tonho) da Secretaria de Turismo, Rosane Luchtenberg do Engenheiro do Sertão e artesã Patricia Estilavetti.
O professor Fabiano explica que na primeira etapa os “mestres” confeccionaram a bicharedo com uma palestra realizada pela Dona Rosa sobre a importância da manutenção desta tradição. Seguindo com o cronograma ainda teremos oficinas em sala com a artesão Patricia Estivaletti, debates no Engenho do Sertão com a Sra. Rô, elaboração de miniaturas, livros para a divulgação e consolidação do projeto, destaca o professor.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas