Evento ocorrerá de 7 a 10 de novembro na serra gaúcha.
Bombinhas, um dos 10 destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros durante a temporada de verão, apresentará durante o Festival do Turismo Gramado 2013 (Festuris), os projetos em implantação para tornar a capital do mergulho em um dos expoentes do turismo sustentável no País.
No estande da Secretaria de Turismo do município, instalado no Salão de Sustentabilidade, os visitantes poderão conhecer os projetos para o desenvolvimento do turismo sustentável, além da inclusão de Bombinhas nos programa Cidades Sustentáveis e Lixo Zero.
Em Bombinhas, o turismo é debatido com a comunidade e juntos, cidadãos e poder público, escolhem alternativas sustentáveis que proporcionem crescimento com sustentabilidade ambiental, explica Waldir Eschberger, secretário de Turismo.
Um dos projetos mais recentes e que será inaugurado em 7 de dezembro, dia do início oficial da temporada de verão 2013/14, é o das trilhas ecológicas. São sete trilhas espalhadas pelos 36 quilômetros quadrados. Elas foram feitas utilizando materiais reutilizáveis encontrados na região, como pedaços de troncos.
Será um dos grandes diferenciais em nossa próxima temporada de verão, indica. A atividade de ecoturismo e a preservação de ambientes naturais estão diretamente ligados, pois estas atividades dependem destes locais para seu desenvolvimento e em contrapartida desencorajam outras atividades predatórias.
A gestão do ecoturismo em áreas protegidas deve promover, principalmente, o equilíbrio, garantindo a satisfação do visitante e minimizando os impactos gerados pelo uso público, diz Flávio Steigleder, presidente da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab). Cidade consciente.
Nesta temporada de verão, outra novidade serão as palestras de conscientização ambiental que serão ministradas pelos técnicos da Famab, no Centro de Atendimento ao Turista.
E, além das informações sobre os atrativos turísticos da cidade, o turista poderá conhecer os aspectos ambientais. como geologia, fauna e flora, e as condutas ambientalmente corretas a serem adotadas pelo visitante para a conservação e preservação dos aspectos socioambientais. Neste ano, a cidade também começará a receber um novo mobiliário urbano: paradas de ônibus, bancos, lixeiras, quiosques, banheiros e duchas totalmente sustentáveis deverão ser implantados em todo o município.
Cidades Sustentáveis
O Programa Cidades Sustentáveis tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Bombinhas aderiu ao programa em abril deste ano. Também este ano, em outubro, Bombinhas tornou-se o primeiro município do País a aderir ao Programa Lixo Zero.
Estamos orgulhosos em sermos o primeiro município do País a aderir ao Programa. O lixo é um problema contemporâneo de todas as cidades brasileiras e estamos dando um passo importante para chegarmos a parâmetros elevados de reciclagem e reutilização de materiais, comentou a prefeita.
O Instituto Lixo Zero Brasil é o braço nacional da ONG Zero Waste International Alliance. Flávio Steigleder Martins, da Famab, explica que a meta é reduzir em 90% a emissão de resíduos sólidos até 2020. Estamos assumindo formalmente esse compromisso e queremos ser um exemplo para o Brasil, antecipa Flávio.
O projeto, ainda em elaboração, será focado em educação ambiental, conscientização da população e dos turistas e campanhas para impulsionar a reutilização dos resíduos sólidos e a compostagem de resíduos orgânicos. Já temos um espaço específico ao lado do horto municipal que será utilizado como composteira municipal, caso os cidadãos queiram trazer os resídulos orgânicos para cá, continua o presidente da Famab.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas