BOMBINHAS – Bombinhas é sede da primeira etapa do Catarinense de Orientação

A corrida de Orientação é o esporte que exige leitura precisa e boa condição física dos praticantes em meio a natureza

Um mapa, uma bússola na mão, muita disposição e uma área a ser descoberta. Esse é o espírito da corrida de orientação. Esporte que foi criado há mais de cem anos, mas que se torna aos poucos uma novidade no Brasil.

Neste mês de agosto será apresentado a Bombinhas este esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola. É uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo, com se criou o conceito da preservação do meio ambiente entre seus praticantes. E Bombinhas é o cenário perfeito para esta modalidade. Porque temos trilhas, uma belíssima área de Mata Atlântica, justifica Marcos Perrone, presidente da Fundação Municipal de Esportes, FME.

A corrida de orientação chegou ao Brasil pelas Forças Armadas, mas a partir de 1999 com a criação da Confederação Brasileira de Orientação, CBO, passou a ser praticada em nível nacional. Apesar de simples, não é tão fácil quanto parece. A característica própria da orientação é escolher e seguir a melhor rota por um terreno desconhecido contra o relógio. Isto exige habilidades de orientação, tais como: leitura precisa do mapa, avaliação e escolha da rota, uso da bússola, concentração sob tensão, tomar decisão rápida, correr em terreno natural, manter o controle da distância percorrida etc. Ou seja, não basta ter apenas os equipamentos necessários. Por trás de uma prova, existe toda uma equipe para organizá-la, mapear a área, distribuir os pontos de controle e garantir a segurança dos participantes.

Em Bombinhas nos dias 31 de agosto e 1 de setembro as provas que integram o Campeonato Catarinense de Orientação 2013 (1 Etapa) e da segunda etapa do IV Campeonato de Orientação da Grande Florianópolis, valendo pontuação para o Ranking Nacional do esporte.

As provas acontecerão na praia de Mariscal. No primeiro dia, acontece o Percurso Sprint curto e de alta velocidade, e no domingo um Percurso Longo de maior extensão e clássico. As partidas e a chegada.A parceria que firmamos com a Prefeitura de Bombinhas não é no sentido de somente organizarmos este evento e voltarmos para nossas cidades. Não, o objetivo é introduzirmos a modalidade na rede municipal de ensino, como acontece na Europa ocidental e em muitas cidades do Brasil, afirmou Valério Monteiro, presidente Barriga Verde Clube de Orientação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas