No dia 23 de maio, as Unidades de Saúde receberam a visita da Consultora de Campo do Telessaúde-SC, enfermeira Leide Caetano, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância deste trabalho diferenciado, o Telessaúde-SC, e orientar seu funcionamento, tanto ás equipes de Atenção Básica, quanto aos profissionais da gestão em saúde.
O Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, na ocasião, assinou um Termo de Compromisso, garantindo as condições necessárias, para que os profissionais de saúde possam utilizar os serviços oferecidos. O serviço de Telessaúde-SC faz um telediagnóstico, que emite os laudos de eletrocardiograma de forma precisa e ágil. Paulinho ressalta que se trata de uma importante ferramenta para o serviço da saúde, pois propicia a ampliação dos conhecimentos, além de uma reflexão sobre a prática e a troca de experiências. A melhoraria do processo de trabalho da nossa equipe e, consequentemente, do resultado efetivo à população, que é a maior interessada no atendimento, é uma busca cotidiana em nossa gestão, enfatiza o secretário.
A Coordenadora da Atenção Básica do município e Membro da Comissão de Integração Ensino e Serviço da Foz do Rio Itajaí Cies, enfermeira Ana Carolina Pinheiro, destaca a importância desta nova ferramenta para a promoção de saúde, pois, através de discussões clínicas melhora a resolubilidade do trabalho realizado na Atenção Básica. O fortalecimento da educação permanente é uma das prioridades da gestão.
O Sistema de Telemedicina e Telessaúde STT, foi criado em 2010 e unifica os programas de Telemedicina e de Telessaúde de Santa Catarina, totalmente voltados para o Sistema Único de Saúde. São parceiros do Telessaúde: Ministério da Saúde, Telessaúde Brasil, Departamento de Atenção Básica e Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Associação Catarinense de Medicina de Família e Comunidade, Conselho de Secretarias Municipais de Santa Catarina e o Centro de Informações Toxicológicas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas