Bombinhas recebeu a implantação de um sistema inovador e inteligente para medir e analisar a distribuição de água na cidade. A Concessionária Águas de Bombinhas começa a realizar a setorização para descobrir quais localidades possuem consumo mais elevado, e assim atuar conforme a demanda de cada região. O sistema faz parte do pacote de atividades programadas para a temporada de verão.
Através da demarcação de diversos pontos de distribuição no município, onde a pressão da água é medida para reconhecer os perímetros da cidade e entender os registros, os profissionais fazem a medição com um equipamento chamado manômetro.
Com essa análise é possível identificar em quais regiões é mais difícil a chegada da água, ou o contrário, onde há excesso de água e talvez o desperdício. Após a coleta dos pontos de pressão, a equipe analisa qual a vazão dos encanamentos. O estipulado é entre 15m de água até 40m. Menos do que isso corre o risco de faltar, e se tiver em excesso também pode prejudicar a tubulação, explica Moreno Barros Arruda, Supervisor Geral da unidade.
A principal vantagem do sistema é a capacidade de redirecionar a distribuição de água, conforme a necessidade dos moradores. A setorização vem sendo realizada há pouco mais de um mês, quando a companhia iniciou os trabalhos em Bombinhas, e os resultados positivos já começam a ser sentidos por moradores e comerciantes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas