A população de Bombinhas já conta com acesso à internet gratuita em vários pontos da cidade graças à implantação do cabeamento de fibra ótica instalado para atender a administração pública. Há algum tempo a Prefeitura vinha estudando a possibilidade de contratar os serviços de internet e intranet através de fibra ótica, pois o sistema garante velocidades muito maiores do que as oferecidas pelos fios de cobre comuns. Com o convênio firmado com o Governo do Estado para instalação de Câmeras de Segurança e Monitoramento a contratação desse serviço passou a ser prioritária para o bom funcionamento das mesmas e para o suporte necessário ao funcionamento dos serviços públicos municipais.
Em outubro de 2011 a Prefeitura Municipal realizou uma licitação, na modalidade Pregão e contratou a empresa ITAKE Telecon para realizar a interligação com fibras óticas intranet com um ponto central com velocidade mínima de 01 giga bits por segundo interligando vinte e quatro pontos fixos com velocidade mínima em cada ponto de 100 mega bits por segundo, todos no perímetro urbano de Bombinhas.
O cabeamento via fibra ótica em todos os bairros do município possibilitou a utilização de internet para os funcionamentos dos serviços públicos, inclusive nas Unidades de Saúde, Escolas e Casa de Cultura com qualidade. Em um raio de 150m de cada Câmera de Segurança a população pode acessar a internet gratuita, assim como os policiais podem buscar informações na internet com os tablets com que as viaturas estão equipadas, modernizando e otimizando a segurança na cidade.
As empresas do município que quiserem migrar para o sistema já podem fazê-lo, sendo que algumas já tomaram essa providência, tendo acesso a uma internet mais rápida e com mais qualidade.
Um segundo passo, possível a partir de agora com a instalação desse sistema é a interligação de todos os órgãos municipais, para realização de projetos de monitoramento da frota de veículos da prefeitura, sistema de telefonia VoIP e comunicação, portal de compras eletrônicas, controle de acesso e ponto eletrônico, integração de serviços de saúde com prontuários eletrônicos e agendamento de consultas, integração da rede de ensino municipal com acompanhamento do desempenho dos alunos por pais, professores e secretaria de Educação, datacenter para armazenamento de informações e sistemas corporativos, acesso à internet por laboratórios de inclusão digital e profissional.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas