Premiação ocorreu em Içara, dia 25 de outubro, onde 11 incentivadores da cultura açoriana receberam o troféu do Núcleo de Estudos Açorianos, da Universidade Federal de Santa Catarina.
A Prefeitura Municipal de Bombinhas ganhou pela primeira vez o Troféu Ilha do Faial, que homenageia os esforços do executivo municipal em preservar, fomentar e valorizar a cultura açoriana na cidade.
A premiação ocorreu em Içara, no dia 25 de outubro, onde 11 incentivadores da cultura açoriana receberam o troféu do Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), durante o lançamento da 20 Festa Açoriana de Santa Catarina.
A prefeita Ana Paula da Silva, acompanhada pela presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker e do diretor Luíz Antonio Patricio, receberam a deferência pelas mãos do prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.
Em seu agradecimento oficial, a prefeita disse que uma administração pública é como um corpo com membros, no caso os membros são as bases para o atendimento digno da população, como: saúde, educação, moradia e infraestrutura urbana.
“No entanto, a cultura é a alma de um povo e um povo sem valorização da sua cultura é um povo sem alma”, frisou. Fez questão de salientar os esforços da Fundação de Cultura na aquisição do troféu, através do trabalho que vem executando, ao aproximar cada vez mais a comunidade com os fazeres e saberes culturais.
É uma valorização de um espírito que Bombinhas já traduz no seu povo e na sua história. Espero que em 2014, possamos receber todas essas pessoas em Bombinhas, já que somos candidatos a sediar o Açor, ressaltou.
Nívea, resplandecendo uma comoção pertinente a todos os presentes, relatou que o recebimento do troféu é um momento muito especial, que reconhece toda dedicação da administração para a cultura local.
As ações são refletidas na comunidade. O prêmio é uma condecoração para a população, valorizando a manutenção da tradição. E apesar da emoção, a cabeça já se voltava para as ações que a Fundação passará a executar para garantir que Bombinhas seja a sede do Açor no próximo ano.
Agora é trabalhar ainda mais, num esforço conjunto, para podermos sediar o Açor no ano que vem, reafirmou a presidente da FMC.Além de Bombinhas a cerimônia cultural agraciou mais nove homenageados por seus esforços e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana no Estado.
O prêmio foi criado em 1996 e cada troféu tem o nome alusivo a uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Pico, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores.
O décimo troféu leva o nome de Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10 Ilha Açoriana. Os homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 65 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa. O 11 troféu é entregue a cidade sede do Açor, no caso Içara.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas