A Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas decidiu antecipar as atividades que marcam o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença considerada um grave problema de saúde pública e incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde.
O dia 24 de março é marcado pela mobilização mundial contra a doença. Em razão de uma série de compromissos e aproveitando a semana comemorativa aos 21 anos de Bombinhas, a Secretaria de Saúde desenvolveu uma semana de ações marcadas para a capacitação de servidores municipais no sentido de combater a doença.
O programa de combate à tuberculose no município estava praticamente desativado desde 2010 e, por determinação da prefeita Paulinha, foi centralizado no Pronto Atendimento, com uma equipe de profissionais da saúde designada para o trabalho de atendimento e conscientização sobre os riscos.
A equipe é formada pela médica Isabel Menin, especialista no assunto, enfermeira Lucimar Guimarães, Lucimar Dias e técnica em enfermagem Ivanilda de Oliveira.
A partir de segunda-feira (11), terá início o ciclo de capacitação ministrado pela dra. Isabel Menin, no Auditório da Prefeitura Municipal, com horário prevista para às 13hs30. A primeira palestra contará com a participação dos agentes comunitários de saúde. Na terça-feira a capacitação será dirigida aos enfermeiros; na quarta-feira para os técnicos de enfermagem e encerra na quinta-feira com a participação de médicos e dentistas.
De acordo com Lucimar Guimarães, do Departamento de Vigilância em Saúde, no município atualmente há quatro casos registrados de tuberculose, número que não é considerado alarmante, mas é necessário uma ação para conscientizar os profissionais e a comunidade para os riscos, pois é um grave problema, que merece toda a nossa atenção especial.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas