O projeto do SIM será elaborado pela Vigilância Sanitária e deve entrar em vigor até início do ano
Bombinhas terá um Selo de Inspeção Municipal para garantir a integridade dos alimentos processados produzidos no município. Esta foi a principal decisão da reunião desta quarta-feira, 6 de novembro, entre peixarias, pescadores, maricultores e comunidade, sobre a comercialização e o processamento de pescados.
A prefeita Ana Paula da Silva e o secretário de Pesca Paulo Henrique Dalogo Muller também participaram da reunião. Ana Paula explica que o selo SIM é necessário para adequar a produção local as regras da Instrução Normativa Interministerial número 7, que instituiu o Programa Nacional de Controle Higiênico-Sanitário de Moluscos Bivalves (PNCMB). Os produtos que tiverem apenas o selo SIM só poderão ser comercializados no município.
A criação do selo é um avanço e vem ao encontro das necessidades de nossos pescadores, peixarias e maricultores, avalia Ana Paula.A equipe técnica da Vigilância Sanitária está elaborando o projeto técnico para a criação do SIM, em um trabalho que deverá prolongar-se pelos próximos 30 dias. Depois será encaminhado para avaliação e votação pela Câmara de Vereadores. A avaliação é que o SIM entre em vigor no início do ano.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas