A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no último dia 10 e segue até o dia 31 de maio, em todas as Unidades de Saúde do município. O Dia “D” será no primeiro sábado de maio, dia 4, para contemplar as pessoas que não conseguem comparecer nos dias de semana em horário comercial. O público-alvo são os seguintes grupos prioritários: crianças (6 meses a menores de 6 anos); – gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores; idosos com 60 anos ou mais e portadores doenças crônicas e condições especiais.
A vacina contra a influenza é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos pela doença. Em Santa Catarina ocorreram 461 casos de influenza em 2018, 59 pessoas morreram. A maior proporção de óbitos foi entre pacientes com mais de 60 anos.
Em paralelo a Vacinação contra a Gripe, a população também poderá atualizar a Caderneta de Vacinação com as vacinas faltantes. No caso das gestantes e puérperas também será intensificada a vacinação da dTpa (difteria, tétano e coqueluche). Também será ofertada a vacina dT (dupla adulto) que protege contra a difteria e o tétano. As Unidades de Saúde de Bombinhas atendem diariamente das 7h45 às 12h e das 13h15 às 17h. No dia D de vacinação, o horário de atendimento é das 8h às 17h.
Foto: Manuel Caetano
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas