Em pouco mais de dois anos de existência o CVA atendeu ao todo 2 688 animais em Bombinhas
Mais de dois mil animais já passaram pelo Centro de Vigilância Animal, CVA, de Bombinhas desde a sua criação em 2010 até o momento. De acordo com o médico veterinário Rubens Marcante cerca de 1600 cães foram castrados no centro, enquanto que pouco mais de mil gatos passaram pelo processo de esterilização.
Para realizar a castração o munícipe deve procurar entra em contato com o CVA, pessoalmente ou por telefone e deixar seu nome e telefone para contato. O nome dessa pessoa vai para uma lista de espera e posteriormente ligamos para a pessoa e marcamos o dia e a hora que a pessoa deve nos trazer o animal com o jejum de 12h (jejum total sem água e comida).
Lembrando que dentre esses animais, há animais com donos e também animais de rua que voluntários nos trazem para realizar o procedimento cirúrgico, conta o médico veterinário Rubens Marcante.
As castrações são realizadas no período da manhã, ocorrendo em média seis cirurgias por dia. Já o período da tarde é destinado a desinfecção do ambiente, além da limpeza e esterilização dos materiais cirúrgicos. A pessoa nos traz o animal na parte de manhã assina um termo de responsabilidade e busca a tarde com a receita emitida com os medicamentos e cuidados necessários, explica o veterinário.
O Centro de vigilância Animal de Bombinhas tem como prioridade a atendimentos de castração de gatos e cachorros, sendo esta sua principal incumbência. Nós realizamos o procedimento em animais com donos e os de rua. Basta que estes sejam trazidos até o centro. Aliás é preciso parabenizar a atuação de voluntários que recolhem os animais das ruas para fazermos a castração, exalta Rubens.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas