A EBM Dilma Mafra está participando do game Logus A Saga do Conhecimento, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e do Grupo RBS com um projeto desenvolvido a partir das diretrizes especificadas: baixo custo (até 2 mil reais), e se encaixar em um dos três temas: tecnologia, melhoria do espaço físico ou incentivo à leitura e pertencer a uma escola gaúcha ou catarinense.
O objetivo do game é combater um vírus insidioso, que causa apatia e indiferença. Neste enredo, pretende-se mobilizar as instituições de ensino em torno de habilidades e de projetos inovadores. Com um formato constituído de etapas online e presenciais, o Logus utiliza a linguagem e a lógica dos games para o meio educacional.
No Dilma Mafra, o projeto apresentado é sobre reciclagem. A partir da coleta de papel descartado em sala de aula e na secretaria no término das aulas diariamente. Com esse material é feito papel reciclado e papel machê que serão utilizados na confecção de um livro. O conteúdo deste livro é para ensinar outras pessoas a fazerem livros outros de papel reciclado e assim, replicar a ideia a todos.
O projeto da EBM está entre os 223 projetos inscritos no Logus. Acreditamos que o livro engloba todos os três temas, reciclagem como tecnologia, coleta de material como melhoria do espaço físico e o livro pronto como incentivo à leitura, disse o monitor de informática Carlos Luan Coimbra Martins, responsável pela coordenação do projeto junto aos 11 estudantes participantes da equipe.
O Logus dá para as equipes quatro missões, a apresentação do projeto é uma delas. A cada missão cumprida, a equipe ganha o antídoto Logus, para usar contra o vírus Nulis, e pode ganhar também certificações, consultorias e premiações para concretizar propostas. Além disso, o game propõe uma tarefa bônus que incentiva a participação no 3 Prêmio RBS de Educação.No dia 28 de novembro, a escola que conquistar mais Logus será a vencedora do game. Mobilização, criatividade, espírito de equipe, inovação e atitude são algumas das características que o game pretende despertar nos participantes.
Este tipo de iniciativa, que visa impulsionar o ensino e a aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Ensino tem um caráter inovador, agregando à responsabilidade do ensino, processos de melhorias e avanços literários, sócio culturais e educacionais para comunidade escolar, alinhadas à proposta do Plano Municipal de Educação. Estas inovações possibilitam o planejamento, o desenvolvimento e a execução de vários projetos durante nossa gestão, afirma Omar Osni de Melo, Secretário de Educação.
Votação
Os projetos inscritos recebem o voto popular através do site (acesse o link) e podem ganhar o prêmio de R$ 2 mil. Serão 7 vencedores que terão a oportunidade de realizar a transformação em suas escolas. A população de Bombinhas pode ajudar a EBM Dilma Mafra votando em seu projeto. Até o dia 3 de agosto a votação estará aberta e a mobilização de todos é muito importante. A divulgação dos vencedores desta etapa será no dia 5 de agosto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas