A Secretaria de Saúde e Saneamento de Bombinhas, através de sua Divisão de Vigilância Epidemiológica, vem enfrentando o problema da dengue no município, desde outubro de 2011, quando foram encontrados os primeiros focos do mosquito no Bairro de Bombas.
Em Santa Catarina, as equipes de combate a dengue trabalham com o controle de focos, através da colocação de armadilhas distribuídas pelo território dos municípios, onde larvas são coletadas semanalmente e analisadas em laboratório. Dessa forma, detecta-se o foco do mosquito, delimita-se um raio de 300m ao redor do foco e nessa área do foco o trabalho dos agentes endêmicos é intensificado.
Desde outubro de 2011, quando foi detectado o primeiro foco do mosquito em Bombinhas, a equipe de agentes endêmicos vem desenvolvendo um trabalho bastante ativo, com a colaboração e supervisão da Secretaria de Saúde do Estado.
Em fevereiro, a equipe de combate a endemias foi ampliada de 03 para 07 agentes, pois o número de focos aumentou de 02 nos últimos três meses de 2011 para 04 em janeiro e 07 em fevereiro. Apesar do intenso trabalho realizado pela equipe, de fevereiro a junho foram detectados de 02 a 03 focos do mosquito no período. Em julho não foi dectado nenhum foco mas em agosto foi detectado 01 foco. De lá para cá não tivemos mais nenhum.
Como o trabalho dos agentes endêmicos se dá através de vistoria nas residências da área do foco e nos meses de baixa temporada Bombinhas tem a maioria dos imóveis fechados, a estratégia usada pelos agentes foi entrar em contato com imobiliárias e zeladores de prédios para orientar a fechar ralos, tampas de privada, limpar piscinas e tomar todos os cuidados necessários.
Além disso, devido ao elevado número de terrenos baldios sem manutenção, foi feita uma parceria com a FAMAB para que a mesma agilizasse a liberação da limpeza dos terrenos.
Nos meses de setembro e outubro, os agentes endêmicos vem executando o projeto Prevenção é a solução em todas as escolas municipais e estaduais de Bombinhas, trabalhando com um universo de 1443 crianças da pré-escola até o 5 ano dos anos iniciais. As palestras são realizadas com apresentação de vídeo, de exemplos práticos de como evitar a proliferação do mosquito e contam também com a presença de um mosquitão (um agente com a fantasia do mosquito da dengue). Este trabalho vem alcançando bons resultados com as crianças e os agentes tem observado que as áreas de entorno das escolas onde as palestras já foram realizadas estão se mantendo limpas e com os cuidados recomendados nas salas de aula.
A dengue é um problema de saúde pública que só pode ser combatida com a ajuda de todos. O verão é o período em que o mosquito se prolifera com maior rapidez por isso os cuidados tem que ser tomados o tempo todo. Bombinhas recebe muitos turistas no verão e o mosquito pode vir nos carros e ônibus de turismo. Isso não tem como ser evitado. A proliferação do mosquito pode ser evitada com a ajuda de todos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas – www.bombinhas.sc.gov.br