Famab e Secretaria Municipal de Educação de Bombinhas estimulam estudantes e comunidade a criarem maneiras de preservação ambiental
Com o tema ‘cuidando do Brasil com escolas sustentáveis’ a parceria entre os Ministérios do Meio ambiente e da Educação propôs a IV Conferência Infanto Juvenil do Meio Ambiente. Em Bombinhas a etapa municipal ficou a cargo da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, Famab e Secretaria Municipal de Educação e aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, nas escolas Dilma Mafra, Edith Willecke e Manoel José.
Este é o primeiro ano que os alunos da rede municipal participam da conferência. Os estudantes tiveram que desenvolver projetos de sustentabilidade com os temas água, ar, fogo e terra. Para a defesa dos projetos os alunos construíram maquetes de suas escolas, gravaram vídeos com a plataforma. convidamos os alunos a elaborar propostas de intervenção nas próprias escolas e comunidade. Desta forma ratificamos a importância da preservação, aproveitamento consciente dos elementos naturais. Com a pesquisa os estudantes conheceram projetos viáveis que podem ser utilizados não só nas escolas, mas nas casas, na comunidade, explica Vinícius Heinske, diretor de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Famab.
Para a etapa regional se classificaram os trabalhos Aquecimentos da água com energia solar, representados por Carlos Eduardo Izabel (delegado), Daniel A. Martins(suplente), da 8 Série 3, da EBM Edith Willeck; Captação da água da chuva, representados por Nataly Angelita da Silva (Delegada) e Shirley Pinheiro de Souza (suplente), da 6 Série 2, da EBM Manoel José; Energia Eólica representados por Maria Eduarda Pinheiro Carvalho (delegada) e Isabela dos Santos (suplente), da 8 Série da EBM Dilma Mafra. Todos estes trabalhos representarão Bombinhas, na etapa regional, em primeiro de outubro realizada em Itajaí.
Além da produção dos projetos realizada pelos alunos foram criadas Comissões de Meio Ambiente e qualidade de vida, Com-Vida, formadas por alunos, professores, funcionários, familiares dos estudantes e representantes da Famab, para discutir ações relativas às questões ambientais e de qualidade de vida. Estas comissões são uma nova forma de organização de criar conselhos de meio ambiente nas escolas desta maneira criamos um espaço de debate sobre questões ambientais, sociais, direitos humanos e prevenção de riscos, fomentando a sustentabilidade e a qualidade não só nas escolas, mas no seu entorno também, conclui Vinícius
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas