Na tarde de segunda, 13 de maio, farmacêuticos e proprietários de farmácias se reuniram com os chefes do Executivo municipal de Bombinhas para discutir a volta dos horários de plantão das farmácias da cidade.
Durante a reunião foi exposto por parte do comércio do segmento as dificuldades de se manter o estabelecimento aberto durante a madrugada com farmacêuticos e a dúvida em relação ao funcionamento em época de verão. De acordo com Paulo Henrique Dalago Müller vice-prefeito/secretário da saúde de Bombinhas a intenção do governo municipal é atender a comunidade num período crítico que é das 22h às 6h. Precisamos ter pelo menos uma farmácia aberta neste horário, para atender a população em situação necessidade ou emergência. Nosso objetivo não é impor é dividir a responsabilidade não como comerciantes, mas cidadãos, afirmou.
Segundo o Executivo municipal o plantão 24 horas se faz necessário por esta razão o encontro com os empresários e farmacêuticos foram convidados para estabelecer uma tabela de plantão que fosse de comum acordo entre as partes. Bombinhas tem quase vinte farmácias, com a escala de plantão, cada estabelecimento abrirá além do horário uma vez por mês apenas, então se torna viável, explicou Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas. Depois prometeu medidas de reforço na segurança aos estabelecimentos que permanecerão abertos durante o plantão.
Já no final da reunião os farmacêuticos entregaram o pedido de criação da lei de zoneamento e outro de permissão para comercialização de produtos de conveniência no âmbito de Bombinhas e ficou acordado que um projeto de lei será enviado para câmara para que a forma de plantão seja estabelecida em Bombinhas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas