Bombinhas foi cenário da competição de aventura que reuniu mais de 250 pessoas entre competidores e organização
Foi realizada no último final de semana, dias 11 e 12 de outubro, a 5 edição da expedição Xokleng, tendo a cidade de Bombinhas como largada e chegada, de ambas categorias da corrida de aventura. Foram 45 equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Uruguai, divididas entre quartetos e duplas, nas séries aventura e expedicionária, com práticas de trekking, canoagem, mountain bike, orientação e técnicas verticais.
Mais de 250 pessoas, entre competidores e staff, vestidos de cor de rosa, laranja e azul puderam ser vistos pelas ruas, encostas e praias da região, num final de semana de muito céu e mar verde-esmeralda.
A largada da primeira categoria foi no sábado às 14 horas na praia de Bombinhas, minutos antes as equipes receberam o mapa da prova e em seguida largaram conforme interpretavam as coordenadas recebidas, cada equipe fez a sua própria navegação.
A primeira parte foi uma caminhada, o famoso trekking, de aproximadamente 30 minutos saindo de Bombinhas em direção ao canto do Araçá, em Porto Belo. Em seguida os participantes foram até a praia do Caixa DAço, onde 30 canoas canadenses os aguardavam para a etapa seguinte.
Passava das 18 horas quando a equipe gaúcha Arco e Flecha chegou a Camboriú na localidade de Congonhas, e ali foi realizada uma das travessias mais desafiadoras da Expedição, vencer os 678 metros de altura do Pico Pedra.
O trajeto de bicicleta foi feito por estradas rurais, durante a madrugada, em direção ao Perequê, em Porto Belo, onde deixaram as bikes e começaram um novo trekking em direção a costeira de Zimbros. Ainda era noite fechada quando a primeira equipe, a Nossa Vida, prata da casa, passou pelo Ponto de Controle da praia Vermelha.
Ao amanhecer de domingo na praia de Zimbros as 30 canoas aguardavam as equipes para mais uma travessia, desta vez em direção a praia do Canto Grande. E no Mirante Eco 360 um rapel de 30 metros permitiu aos aventureiros uma das mais belas vistas da península. Após o rapel as equipes se direcionaram à Praia de Bombinhas, no bairro do Centro, com o senso de dever cumprido, onde foram recebidos pela organização.
A vencedora nas duplas na categoria expedição foi a equipe Nossa Vida de Santa Catarina, que cruzou a linha de chegada às 9h20, seguida pelo quarteto gaúcho Kaapora após mais de 20 horas de prova.
A competidora de uma das duplas do 150 Km, Rose Müller, de Venâncio Alves no Rio Grande do Sul, estava encantada com Bombinhas. Em visita a península pela primeira vez, disse ter se apaixonado e pretende retornar em breve. Nós corremos, eu e meu marido, há 10 anos. Viajamos o Brasil inteiro e conhecemos lugares fantásticos. Poder usufruir deste mar, desta natureza, sair da vida agitada é muito bom. Estou apaixonada por Bombinhas, destaca a atleta.
O Secretário de Turismo, Luciano Marcondes, destacou que a prova inédita em nossa região, veio somar na época de sazonalidade da região da Costa Verde e Mar. Realmente ficamos muito satisfeitos com esta prova, a Secretaria de Turismo está à disposição para apoiar eventos como este, que trazem um retorno tão significativo ao município. Outra questão muito importante é que os participantes estavam deslumbrados com o privilégio de estar na península, e este sentimento nos engrandece enquanto cidadãos bombinenses, enfatiza o secretário.
Com esta competição a Expedição Xokleng encerrou a Temporada de Aventura Costa Verde & Mar 2014. O evento somente foi possível com o apoio da Prefeitura de Bombinhas, Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar Citmar, Bombinhas Praia Apart Hotel, Estalagem e Pousada Don Pablo, Prefeituras de Porto Belo, Itapema e Camboriú, Minas Outdoor Sporst e Santa Trilha Troller.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas