Comunidade presenciou objetivos de manutenção das trilhas de Bombinhas
A Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente, a Famab, de Bombinhas, apresentou em audiência pública na noite de quarta, dia 28 de agosto, o projeto Nas trilhas de Bombinhas. A reunião foi realizada no auditório Solange Maria da Silva, na sede do Executivo municipal.
De acordo com a fundação o projeto visa fomentar a estruturação das trilhas existentes em Bombinhas e desta forma incentivar ainda mais o ecoturismo na região. Bombinhas tem uma geografia única, com várias trilhas, com características específicas, para todos os gostos. Precisamos melhorar a sinalização e o acesso a estes caminhos. Não só para aumentar o número de adeptos ao trekking, mas principalmente, incentivar o contato com a natureza e fomentar a conservação destes lugares, afirma o fiscal Antônio Luís Nunes da Silva.
A fundação informa o crescimento de adeptos a atividades ao ar livre em contato com a natureza. Para isso é preciso fazer a adequação da estrutura e capacidade de receber estes usuários nas unidades de conservação.
Os presentes na audiência puderam ver parte da sinalização que será instalada nas trilhas que abrangem o projeto. Além da sinalização, faremos material de divulgação com informação sobre acesso, localização para atender os visitantes. Além de vídeos que podem ser adquiridos no escritório da Famab por quem quiser divulgar as trilhas de Bombinhas, informou Antônio.
A atividade de ecoturismo e a preservação de ambientes naturais estão diretamente ligados, pois estas atividades dependem destes locais para seu desenvolvimento e em contrapartida desencorajam outras atividades predatórias, podendo ainda se transformar numa potencial financiadora da gestão e conservação destas áreas. A gestão do ecoturismo em áreas protegidas deve promover, principalmente, o equilíbrio, garantindo a satisfação do visitante e minimizando os impactos gerados pelo uso público, conclui.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas