Ação conjunta de fiscalização de trilha resultou em autuação de praticantes de motocross em Bombinhas
Dois motoqueiros que faziam a trilha da Costeira de Zimbros, em Bombinhas, foram surpreendidos por fiscais da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente, Famab, de Bombinhas e pela Polícia Ambiental, de Tijucas que faziam no domingo, 8 de setembro, uma ação conjunta de fiscalização e observação da trilha histórica.
Segundo o presidente da Famab, Flavio Steigleder Martins a ação foi tomada depois de denúncias de prática de motocross na unidade de conservação. A realização de trilhas com veículos motorizados, como moto e jipe em áreas de conservação, é considerada crime ambiental de acordo com a Lei 9605 de 1998. Durante nossa caminhada pudemos observar marcas de pneus de veículos por toda a extensão da trilha, conta Flavio. Ao chegarem na Praia Triste, Flavio Steigleder Martins, os diretores de fiscalização Rodrigo Rosa, o de áreas protegidas Vinícius Heinske, o fiscal ambiental Antônio Silva e a polícia ambiental de Tijucas encontraram os motoqueiros. Após o flagrante foi lavrado o Termo de Apreensão das motos pela Famab, juntamente o Auto de Constatação de Infração aos dois condutores. As motos foram recolhidas ao Pátio de Veículos de Apreensão da Polícia Militar. É preciso esclarecer que no início da trilha há uma placa proibindo este tipo de atividade na Unidade de Conservação. Cada motoqueiro recebeu uma multa de dez mil reais. As multas por prática de trilha motorizada em área de preservação podem variar de R$ 200 a R$ 100 mil. Quem for pego também vai ter que responder por crime ambiental., diz o fiscal Antônio Silva.
Outra atividade ilegal que ainda existe na Arie é a caça de animais silvestres. A Famab deve fazer uma campanha de esclarecimento sobre este tema para que as pessoas não pratiquem a caça neste local pois a prática é um crime ambiental. Com a implantação do Projeto Nas Trilhas de Bombinhas, lugares como a costeira devem ser monitorados, para que tenhamos em mãos o número de visitantes. Durante o percurso neste final de semana constatamos pessoas acampadas na Praia do Cardoso, na praia do Basílio, outra atividade que não será permitido, o acampamento de pernoite devido ao grande volume de lixo que fica após o acampamento’, avisa Antônio.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas