Os técnicos da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente Famab, em parceria com a Coordenação Municipal de Defesa Civil Comdec e a Polícia Ambiental estão acompanhando os trabalhos de limpeza do acesso da trilha da Costeira de Zimbros para garantir que o impacto ambiental seja o menor possível.
O serviço está respaldado no Decreto n 2251, de 1 de janeiro, emitido pela urgência em realizar os trabalhos de reparo na Estação de Tratamento de Água – ETA que se localiza em área de difícil acesso e recuperar o mais breve possível a tubulação rompida pelas fortes chuvas da última semana.
Com o acesso desobstruído, o tráfego de equipes, tubulações e equipamentos para o local será facilitado. O acesso no fim de semana foi exclusivamente pelo mar, o que causou atrasos no serviço além de aumentar os riscos à segurança dos trabalhadores.
A Estação encontra-se inserida no Parque Natural Municipal da Costeira de Zimbros, criado em 2016, com os recursos da Taxa de Preservação Ambiental, transformando os 5 milhões de metros quadrados em Unidade de Proteção Integralparaproteger as características naturais e todos os recursos naturais associados e sua biodiversidade, da remanescente da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados à Zona Costeira de Zimbros, a fauna e a flora silvestres, os recursos hídricos e o abastecimento de água a população local, permitindo a manutenção correta da Barragem da Praia da Lagoa, disciplinar o uso e ocupação do solo e ainda fomentar o turismo ecológico e a educação ambiental na região.
Fotos: Manuel Caetano
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas