A Fundação Municipal de Cultura realizou nesta terça-feira, 24 de março, uma explanação sobre a 22 Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, na reunião semanal da diretoria da Associação Empresarial de Bombinhas Aemb, e Câmara de Dirigentes Lojistas CDL. O objetivo é sensibilizar o empresariado local e firmar parcerias para o Açor, haja vista, tratar-se de evento de extrema grandeza, principalmente cultural e educacional, mas também turística e comercial.
A presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker fez um relato a respeito dos 21 anos de Açor e ressaltou as singularidades da 22 edição que Bombinhas sedia de 2 a 4 de outubro deste ano.
O festejo traz um público de mais de 30 mil pessoas, deixa um legado de manutenção e difusão das raízes de herança açoriana e movimenta Bombinhas para o turismo além de sol e mar. E de fato integra todos os setores da comunidade, pois um dos quesitos mais importantes é a decoração da cidade com 15 dias de antecedência, e esta particularidade precisa da união de toda a população, além, naturalmente, do apoio de todos na divulgação.
O presidente da Aemb, Mario Pera, ressaltou que os associados possuem meios de apoiar o evento, como por exemplo, na gastronomia, que tem uma forte presença na identidade bombinense. Outra questão importante é o planejamento, pois uma cronologia bem sustentada cria expectativas.
A presidente da CDL, Adriana Aparecida da Silva, demonstrou entusiasmo com o Açor. Repassaremos a nossos associados para que possam participar, vamos fomentar a ideia e preparar as fachadas do comércio e as lojas, e assim arrumar a casa para o evento.
Já a presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, destacou a importância da parceria e se colocou a disposição para esclarecer dúvidas acerca dos preparativos aos associados. É a primeira vez que Bombinhas sedia o Açor, é um evento com o qual nós temos muita expectativa e, na realidade, é um privilégio recebê-lo. Além do mais, trará uma movimentação diferenciada para a nossa cidade. Temos que fomentar cada vez mais vez ações que valorizem um roteiro cultural local, enfatiza Nívea.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas