O projeto encerra as atividades do ano de 2014 com Mostra em dois dias de apresentação, muita emoção e harmonia.
Um final de semana inesquecível, foi o que aconteceu na Casa de Cultura Piana do Crivo, no bairro de Morrinhos, em Bombinhas, nesta sexta-feira e sábado, com as apresentações de encerramento do projeto Oficinas Culturais do ano de 2014. Em dois dias de espetáculo foram apresentados grupos de 22 das 25 oficinas proporcionadas pela Fundação Municipal de Cultura.
Em noites enluaradas e com o calor que remete ao verão tão próximo, houve um desfile de talentos do celeiro que Bombinhas possui. Na sexta-feira se apresentaram o Coral Municipal, a oficina de Teclados, a de Flauta Doce, o grupo As Borboletinhas, Violinos da Cultura, Sopro, Solos Vocais, Violões e Guitarras. No sábado foi a vez do Coral Infanto Juvenil, da oficina de Ballet, Dança, Dança de Salão, do Coral de Libras de Bombinhas, do grupo de dança açoriana Roda de Eira e do grupo de percussão A cor do Som.
Em ambos dias o público ficou encantado com a diversidade de manifestações culturais apresentadas, quem esteve presente saiu admirado com o que viu e ouviu, com o talento dos alunos que tem idade mínima de quatro anos e vão até próximo dos 80, sem limite de idade, sem preconceito, pelo prazer de fazer cultura, de sentir cultura com muita alegria. A bibliotecária e assessora parlamentar, Patrícia Vilma Pinheiro da Silva, estava entre os que olhavam encantados o momento. Ela conta que achou sublime e destaca que para as famílias, professores e alunos é um momento de reconhecimento do trabalho feito no ano. Valorizar é fundamental para o estímulo para novas etapas, e a estética também estava muito boa, o mais importante de tudo é ver o brilho no olhar de cada aluno, eles transmitiam que estavam realizando um sonho, essa atitude emociona qualquer um. Sai de lá encantada e com vontade de quero mais, ressalta Patrícia.
Atualmente o projeto contempla mais de 500 alunos e disponibiliza cerca de 900 vagas, e somam as oficinas já citadas acima e demonstradas no encerramento, as aulas de Artes, Cerâmica, Yoga e técnica vocal, que proporcionam uma diversidade de instrumentos, ritmos, linguagens artísticas e expressão corporal. Integram o grupo de profissionais da Fundação de Cultura os professores: Deivid Marques, Vinícious Melo, Eri Cavalcante, Henrique Fogaça, Edson Pereira, Luíz Antônio Patrício, Patrick Cancelier, Alexei Frenzel, Anna Lehn, Daniela Rocco, Fernanda Lemes, Jéssica Delgadinho, Vanessa Pscheidt e Sabrina Rodrigues.
A presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker explica que a intenção da mostra é realmente proporcionar este encantamento e o despertar para a cultura nos cidadãos bombinenses. Nosso objetivo é fazer com que a população tenha a oportunidade de conhecer a diversidade cultural, e principalmente se integrar neste todo. É missão da Fundação ofertar tanto o acesso quanto o conhecimento a moradores e visitantes, enfatiza Nívea.
Durante os meses de verão as aulas fazem uma pausa e as inscrições para o ano de 2015 iniciam no dia 4 de fevereiro e seguem até o dia 27. Todavia, vários grupos formados através das oficinas se apresentam em diversas ocasiões nos meses de verão no Projeto Cultura na Rua, as quartas-feiras e sábados, entre eles o grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, o grupo de percussão A Cor do Som, o Coral Municipal, de Libras e Infanto Juvenil, os Violinos da Cultura e os Violões da Cultura, entre outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas