As tardes voltarão a ser realizadas no ano de 2014
Na tarde de quinta-feira 7, foi realizado o último encontro, onde a população se reúne em volta de um fornalha de cobre para reviver momentos que, a muito, ficaram no passado. Como sempre acontece, toda primeira quinta-feira do mês é realizada a Tarde do Beiju no Museu Comunitário Engenho do Sertão.
Desta vez havia um convidado a mais abrilhantando a festa, o Troféu Ilha Faial, recebido recentemente pela administração bombinense, esteve durante toda a tarde ao lado dos presentes. A prefeita Ana Paula da Silva fez questão de participar do encontro e explicou a importância do troféu para a cidade, salientando que as propostas culturais para o próximo ano ainda serão mais abrangentes que as atuais.
Precisamos pegar junto com as pessoas que trabalham a cultura de base local. Com os pescadores artesanais, com a Rô aqui do Instituto Boimamão, com os nossos artistas, com a Fundação de Cultura dando o suporte, o embasamento e fomentando essas ações.
A presidente da Fundação, Nívea Maria da Silva Bücker, falou que apesar de ser filha da terra, ela própria não pode viver a farinhada como nos tempos antigos. E organizar a Tarde do Beiju vai muito além de seu trabalho como gestora. Prá mim é um privilégio e uma satisfação pessoal passar a tarde fazendo beiju com vocês.
Também prestigiaram o encontro cultural as crianças da Sala de Atendimento Educacional Especializado. Cerca de 20 pequenos especiais puderam entender um pouco mais a respeito da cultura tradicional da cidade em que moram. E como não poderia ser diferente, a alegria foi o maior registro da tarde.
Para finalizar o encontro foi realizada uma roda de ratoeira, onde várias mulheres tiveram a oportunidade de tirar versos de improviso, revivendo outra manifestação cultural tão forte na identidade bombinense. As tardes voltarão a ser realizadas no ano de 2014, provavelmente no mês de abril, mas por enquanto o calendário não foi fechado. Assim que estiver tudo acertado será divulgado no site da Prefeitura Municipal de Bombinhas e no facebook da cultura.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas