Grupo criado a partir do Projeto Vô Sabe, Vô Ensina da Fundação Municipal de Cultura recebe premo catarinense.
O Grupo de artesanato Tramas e Escamas de Bombinhas receberá no dia 28 de abril em Florianópolis o premio Dona Neusa Brizola Mulheres que trabalham”, entregue pela Ação Trabalhista do PDT do Estado de Santa Catarina. A condecoração tem por objetivo valorizar e premiar grupos de mulheres do estado catarinense, que tenham se constituído e se destacado em promover o empoderamento, autoestima, autonomia financeira, geração de trabalho e renda, e, que são reconhecidas no mercado do trabalho. Foi criado em comemoração ao dia do trabalhador.
O grupo Tramas e Escamas nasceu no Projeto Vô Sabe, Vô Ensina, realizado pela Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas em parceria com a Epagri, onde foram ministrados vários cursos em formato de oficinas, que promoveram a qualificação profissional e a valorização do saber tradicional. A oficina de Escamas de Peixe foi ministrada em setembro de 2013, com a intenção de capacitar mulheres da área pesqueira para produzir artesanato utilizando escamas de peixe e fibras naturais. A partir da oficina, formou-se o grupo, composto pelas artesãs Geni Andres, Nivalda da Silva e Célia da Silva, que já participaram de exposições e feiras de artesanato da cidade. O destaque fica por conta da produção de bijuterias e artesanato tradicional. As peças são confeccionadas com escamas de peixes da região, como tainha, corvina e pescada. São tingidas naturalmente para ganhar cores variadas, com café, repolho roxo, folhas de figo entre outros. Além das escamas o grupo utiliza também fibras naturais para tramar lindas peças e o crivo, outro artesanato tradicional da região.
A premiação acontecerá no dia 28 de abril, às 19h, na Sociedade Recreativa e Cultural Novo Horizonte, localizada à rua Antônio Pascoal Pitsica, 4900, ao lado da OAB, Beira Mar Centro, em Florianópolis. A ocasião contará com a presença do Exmo Sr. Manoel Dias, Ministro do Trabalho e Emprego. Durante o evento será ministrada a palestra “Mulher Empreendedora”, com a professora e doutora Neide Schulte.
Além do Grupo de Artesanato Tramas e Escamas de Bombinhas, receberão o prêmio a Associação de Mulheres Agricultoras de Ibian (Ibian), Câmara da Mulher Empresária de Criciúma (Criciuma), Grupo de Rendeiras da Armação do Pântano do Sul (Florianópolis), ONG Trama Ética (Florianópolis) e Núcleo Afrodescendentes Manoel Martins dos Passos (Itajaí). Recebe a Homenagem Especial, Valdionira da Silva dos Anjos.
A Presidente da Fundação de Cultura, Nívea Maria da Silva Bücker, falou do contentamento ao ver frutificar o projeto realizado pela fundação. Não existe nada mais gratificante do que ver as oficinas que pensamos e realizamos no intuito de contribuir para a melhoria da população, de fato acontecendo na prática, ressalta Nívea.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas