Projeto da Famab busca incentivar a produção própria de hortaliças e comprometimento com a sustentabilidade ambiental
Promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares este é o principal objetivo do projeto iniciado pela Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente, Famab.
Alunos dos 4 e 5 anos das Escolas Básicas Municipais, Manoel José, de Bombas e Edith Wilicke, Canto Grande, participaram de oficinas relativas à implantação das Hortas Escolares. Nesta etapa os alunos aprenderam a técnica de semeadura em bandejas, para replantio nas hortas, tendo contato direto com a terra e com as sementes de alface, beterraba e almeirão, conta Vinícius Heinske, Diretor de Educação Ambiental e Áreas Protegidas da Famab, responsável pelo programa.
Também foram repassados aos alunos e funcionário os procedimentos necessários para a montagem de uma composteira com materiais recicláveis. Com isso eles aprenderam a dar um destino correto para a matéria orgânica gerada nas Escolas, resultando em adubo e fertilizante para as Hortas Escolares, explica Vinícius.
Para o diretor a horta passará ser um instrumento pedagógico, para todos da comunidade escolar utilizarem esta nova ferramenta de ensino. A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar,planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer com o que colheu, por exemplo,alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza,com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras espécies, conclui.
Todas as Escolas de Ensino Fundamental serão contempladas com o projeto Hortas Escolares e com as aulas oficinas de plantio e compostagem. A Famab espera ter implantado até o final do segundo bimestre o projeto em todas as Escolas de Ensino Fundamental do município
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas