O Programa Descobrindo Bombinhas inicia sua sexta edição neste mês de Julho, nos dias 17 e 18. Além das aulas regulares, a equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico Setur, tem realizado atividades extras com os descobridores já capacitados. Ao longo dos últimos cinco anos, já passaram pelo Descobrindo Bombinhas cerca de 800 pessoas. Já estão agendadas três capacitações para este ano de 2018, além de Julho, as aulas acontecem também nos dias 14 e 15 de Agosto e 18 e 19 de Setembro. Para fazer a inscrição, basta acessar o link https://goo.gl/forms/QoaEEXAfrTXwRtDQ2. O objetivo principal é capacitar pessoas que trabalham no comércio, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e a comunidade em geral sobre a história, cultura e atrativos turísticos de Bombinhas.
A formação tem duração de 10h e é realizada durante duas tardes. O primeiro dia é de aula, com conversa e troca de experiências sobre turismo, cultura e hospitalidade, com os turismólogos da Setur, Keli Benvegnú e Luiz Antônio Patrício, e a participação especial da Mestra da Cultura Tradicional, Dona Salete Pinheiro. Eles falam das características e cultura de Bombinhas, com direto a contação de causos e lendas. Já no segundo dia, através de uma parceria com a agência de turismo Casa do Turista, os alunos participam de um tour a bordo do Overland Tours, o Safari de Praias, veículo adaptado para a realização desse tipo de passeio. O tour inicia com uma visita a um rancho de Pesca Artesanal da Tainha. Em seguida, passa pela Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, Ateliê da Miriam Vaccarelli, trapiche da Prainha, Praias de Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Morrinhos, Zimbros e outros atrativos turísticos e culturais da cidade. Ao final de cada capacitação a Setur aplica uma pesquisa com os participantes. Em 2017, a média final foi de 93,75% de aprovação.
Além das aulas e passeio, as turmas do Descobrindo Bombinhas também são convidadas, ao longo do ano, para participar de atividades extras. Em 2017 foi realizada uma trilha no Morro do Macaco e passeio de barco com O Pirata, a bordo da Escuna Bela Catarina. Cerca de 30 pessoas participaram dessas atividades. Em 2018 já foi realizada uma edição especial sobre a Pesca Artesanal da Tainha e está agendada para o dia 5 de Julho uma atividade com Folguedo do Boi de Mamão e para o dia 22 de Julho uma de Danças Folclóricas Açorianas. Os empresários interessados em apoiar e participar do projeto, inclusive com divulgação de seus serviços turísticos, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria através do e-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br.
Fotos: Manuel Caetano
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas