No dia 30 de abril foi realizada uma oficina de cerâmica nos Centro de Educação infantil Peter Pan, no período matutino, e Cantinho da Felicidade no vespertino. O objetivo foi colaborar com professores, alunos e comunidade escolar como um todo, na elaboração dos projetos idealizados para o 22 Açor, que acontece em Bombinhas entre os dias 2 e 4 de outubro. As unidades escolares terão um estande durante o festejo para expor os trabalhos realizados com os alunos retratando o tema das heranças culturais de base açoriana destinado a cada uma.
A oficina de cerâmica foi ministrada pelo diretor da Escola de Oleiros de São José, Lourival Medeiros, e o público foram os alunos de cinco anos que estudam no Pré II. A ação é um intercâmbio entre as Fundações de Cultura de Bombinhas e a de Cultura e Turismo de São José, que promete mais atividades no decorrer do ano.
As aulas contaram com a participação de 90 alunos nos dois períodos, Lourival trouxe o torno e a meninada pôde colocar a mão no barro e confeccionar algumas peças, com risos e muita disposição. O artesão josefense tem 12 anos de estrada no ofício, sua família de uma forma ou de outra sempre esteve ligada a cerâmica, mas ele é o primeiro oleiro dos Medeiros. Acostumados a ensinar os pequenos, conta que as vivências da última quinta-feira será lembrada daqui há 20 anos pelos alunos. Foi uma experiência maravilhosa, me emociono em vê-los com os olhos vidrados, sem perder nada da aula. Estas intervenções são muito importantes para a formação da criança e deveriam ser constantes com demonstrações das diversas heranças da nossa tradição, enfatiza Lourival.
A presidente da Fundação de Cultura de Bombinhas, Nívea Maria da Silva Bücker, fala da satisfação da parceria entre as duas Fundações e o intercâmbio executado. É uma realização pessoal e profissional empreender ações com a finalidade de promover e fomentar a cultura. O intercâmbio com a Fundação de Cultura e Turismo de São José é um passo importantíssimo que os dois municípios firmam de colaboração e troca de experiências e vivências, destaca Nívea.
A parceria com São José deu um grande passo com a ida da delegação bombinense, com cerca de 70 integrantes, na 1 Corrida de Canoa a Vela no dia 12 de abril, inclusive Bombinhas recebeu uma certificação referente a este acontecimento. As trocas de experiência e colaboração entre as Fundações acontece desde a participação do grupo de Boi de Mamão Eira meu Boi, no concurso de bicharedos da Feira da Freguesia, no Centro Histórico de São José, em 14 de setembro de 2014. E desde então a troca rende bons frutos para ambos municípios.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas