BOMBINHAS – Mutirão no Zimbros encerra semana de mobilização de combate ao Aedes Aegypti em Bombinhas

BOMBINHAS – Mutirão no Zimbros encerra semana de mobilização de combate ao Aedes Aegypti em Bombinhas

BOMBINHAS - Mutirão no Zimbros encerra semana de mobilização de combate ao Aedes Aegypti em Bombinhas

A Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas, através da equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica realizou nesta semana atividades preventivas e educativas para o controle do Aedes aegypti. Até a manhã desta sexta-feira (04), Bombinhas registrou 137 casos confirmados de dengue no ano de 2020 e não há casos ativos no momento, e mesmo diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o município mantém as atividades do Programa de Controle do Aedes aegypti.

Durante a semana foram promovidas diversas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e febre amarela (urbana). Entre elas, no bairro de quatro ilhas, com a adoção de um drone para a captação de imagens aéreas de imóveis cuja inspeção não é possível ser realizada nas visitas casa a casa ou nos mutirões, operação coordenada pela equipe da FAMAB em conjunto com equipes de combate à dengue.

Equipes de saúde também realizaram um trabalho de conscientização e limpeza no calçadão de Bombas e na Passarela da praia do Ribeiro com objetivo de engajar a população na luta contra o mosquito. A operação Bota Fora que aconteceu nos dias 02 e 03, também teve um papel importante, pois oportunizou o descarte de materiais em desuso com possibilidade de acúmulo de água parada que podem servir como possíveis criadouros.

Um mutirão de limpeza foi realizado no bairro do Zimbros, com trabalho de coleta de recipientes que pudessem acumular água e ações conscientizadoras onde os agentes comunitários de saúde conversaram com os moradores sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito e orientam que o combate à dengue deve ser um esforço coletivo.

Novos mutirões serão realizados em outros bairros, os quais serão anunciados previamente nas mídias da Prefeitura Municipal, mas a população pode fazer sua parte através das seguintes medidas: não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Foto: Bianca Azevedo
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas