As obras do novo sistema de abastecimento de Bombinhas avançam em Tijucas. Após a conclusão dos 27 quilômetros de adutora, as equipes da Águas de Bombinhas trabalham na conclusão da captação de água bruta.
O engenheiro responsável pelas atividades, Fernando Rettore, explica que enquanto o projeto segue na captação, na zona rural da cidade, testes hidrostáticos são realizados em diferentes pontos do sistema. No momento os testes estão sendo realizados em Tijucas. Este procedimento tem como objetivo aumentar a segurança operacional do sistema, uma vez que os testes levam o sistema a condições superiores as de trabalho, explica o engenheiro.
A nova estação de tratamento no morro de Zimbros já está praticamente concluída e fará a distribuição da água para Bombinhas. O investimento total é de R$ 55 milhões, o maior em água do estado de Santa Catarina, com recursos próprios sem depender de contrapartida de recursos públicos.
De acordo com o diretor-presidente da Águas de Bombinhas, Ricardo Miranda, o cenário da região mudará completamente com a implantação do novo sistema. A obra vai transformar a realidade do município, melhorando a qualidade de vida da população, o turismo e a economia. Isso porque o manancial que hoje abastece Bombinhas é também compartilhado entre Porto Belo e Itapema. Uma vez que Bombinhas for autossuficiente no abastecimento, o volume de água que hoje é extraído do Rio Perequê fica para os municípios vizinhos, comenta.
Fotos: Assessoria de Comunicação/Águas de Bombinhas
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas