Metas, responsabilidades e projetos foram explicados aos servidores do Executivo de Bombinhas, que participaram da palestra e discussão sobre o crescimento e identidade da cidade
Servidores públicos, secretários municipais e os chefes do Executivo de Bombinhas se reuniram na sala de eventos na Pousada Vila do Farol em Bombinhas, durante a tarde de quarta, 19 de junho.
O encontro serviu para discutir o planejamento estratégico do Executivo municipal não apenas para este ano, mas para parte da gestão. Nós temos muito para realizar. A cidade só vai mudar quando o serviço público mudar, se nós conseguirmos realizar o planejamento das nossas ações, daqui a 10, 20 anos Bombinhas será o melhor lugar para se viver, iniciados em agora, em 2013, explicou a prefeita de Bombinhas Ana Paula da Silva.
A primeira reunião de planejamento aconteceu primeiramente com os secretários da prefeitura de Bombinhas em 11 de junho. Quando planejamos uma ação temos 70 % de chances de sucesso. Definimos metas e o mais importante, todas as ações definidas, vamos desenvolver uma ação com prazo, um responsável para fazê-las acontecer. Isso faz toda a diferença, disse. Depois exemplificou como as ações deverão ser organizadas. Perguntas iguais a de um texto jornalístico deverão responder as perguntas: como, o que, quem , quando, onde, por quê.
Melhorar as condições de trabalho de todos os servidores, buscando aprimorar o atendimento a população é uma das metas apresentadas, além desta foram apresentadas outras metas aos servidores públicos: Programa Prefeitura nos bairros, Horto Municipal, Casa do Empreendedor, Programa Lixo Zero, construção do Cras, Calendário efetivo e oficial de eventos, Plano Municipal de Cultura. Vamos melhorar a comunicação com a comunidade, isso vai prover cidadania, que é balizada só quando houver identificação da população com o poder público. E esses projetos além de melhorar o atendimento, facilitar o acesso, transformará o modo de viver em Bombinhas, disse Paulinha.
Obras de porte maior também foram destaque na apresentação de Ana Paula da Silva. Para este vamos fazer o novo Pronto Atendimento, nova sede da CEI Peter Pan, construção de salas de aula, pista de skate serão realizadas. Outras mudanças serão feitas, mas na parte legal.
Apesar de pouco tempo de gestão Ana Paula citou algumas conquistas nestes cinco meses de governo. Noventa por cento do tempo estamos dedicados a buscar recursos, isto dá um trabalho imenso, mas existe um tempo exato para isso acontecer, e o momento é esse. Nessa corrida, conseguimos recursos para a construção da praça e pavimentação de Zimbros; Urbanização da Av. Água marinha; Construção novo P.A.; Reforma da sede da Secretaria de pesca; Construção do trapiche de Morrinhos e Mirante na entrada da cidade, listou a prefeita de Bombinhas.
Os servidores participaram de palestra proferida por Nilo Braga, publicitário, com especialidade em marketing que promoveu discussão sobre as metas, planejamento e identidade de Bombinhas.
Preparativos para o próximo verão
Uma das propostas mais discutidas logo que ana Paula da Silva tomou posse foi a cobrança da taxa de preservação ambiental, que popularmente ficou conhecida como pedágio de Bombinhas, tem a que também foi explanado pela prefeita. Temos que nos preparar para a próxima temporada. No verão recebemos mais de um milhão de pessoas, produzindo lixo, mas apenas 25 mil pessoas que vivem ou tem propriedade aqui não podem pagar essa conta sozinha. Corremos o risco de perder nossa maior riqueza que é a natureza. Se continuarmos nesse ritmo, estamos permitindo que nosso ambiente esta sendo degradado e não temos dinheiro para fazer o que é necessário. Seremos o primeiro o município de Santa Catarina, mas não o de Brasil a adotarmos esta medida. Na próxima sexta deve ocorrer uma reunião entre os poderes legislativo e Executivo de Bombinhas e Porto Belo para discutir o assunto.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas