Audiência para esclarecimentos sobre o Saneamento Básico e o Acesso, concentra 500 pessoas em Bombinhas.
Na noite de 24 de março, a Prefeitura de Bombinhas organizou uma Audiência Pública para esclarecimentos a respeito de duas prioridades significativas no município: o Saneamento Básico e o Acesso. A reunião aconteceu na Escola Básica Municipal Manoel José da Silva, no bairro do Morrinhos, e, reuniu todos os agentes envolvidos na questão. Além da Prefeita Ana Paula da Silva, Paulinha, e o Vice e Secretário de Saúde Paulo Henrique Dalago Müller, Paulinho, estiveram presentes os vereadores Maria Júlia, Miriam Victorero, Ernane Mateus, Lourdes Mathias, Aladi da Silva e Lauro Silvério da Silva, e, representado a sociedade civil, o Senhor Mario Pera, Presidente da Associação Empresarial. Para prestar os esclarecimentos técnicos vieram da Catarina Sam, empresa responsável pelo projeto do Saneamento Básico, Rodrigo Vivan e o engenheiro sanitarista especialista em esgoto, Alexandre Amaro. Da empresa Prosul, incumbida do projeto da estrada do segundo acesso, vieram os técnicos Fabiana Heidrich Amorim, bióloga, Osvaldo Koguri, engenheiro projetista, Jeferson Luiz Bernardino, engenheiro sanitarista, Alisson Martins, engenheiro civil e Marcelo Beal Cordova, advogado. O Deputado Estadual Volnei Monastoni, foi o representante do estado na audiência.
A discussão foi expressiva, a população pode externar suas dúvidas e questionamentos numa discussão democrática onde todos, independente do posicionamento, puderam falar a respeito de ambos os projetos. A prefeita salientou que o saneamento é a obra extremamente prioritária, todavia, a obra do Acesso deve ser iniciada nesse momento que o recurso foi sinalizado pelo Governo Estadual, pois sua concretização, tem previsão, de quatro anos. Nós não dissemos qual projeto deve ser executado, pois, os técnicos ambientais são os profissionais para tal parecer. A Prefeitura de Bombinhas, tem que executar todas as obras necessárias, isso quer dizer: saneamento, acesso, água, energia elétrica, todos são prioritários, falou a prefeita.
Quanto ao saneamento, o projeto tramita na Fatma Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, para licenciamento, e a Prefeita registrou que ainda esse ano será licitado. Já a questão do Acesso a decisão precisa ser formalizada no mês de abril, devido ao compromisso do Governo Estadual na alocação do recurso do Pacto Santa Catarina, de onde virá o dinheiro para a execução da obra. Desde 2009 Bombinhas aguarda decisão do Ministério Público Federal, para solucionar o problema de acesso ao município. Atualmente a cidade depende da única via de acesso que já não suporta o volume de veículos, principalmente na temporada de verão.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas