Na última quinta-feira, dia 9, a Polícia Militar de Santa Catarina através do 2 Grupamento de Polícia Militar realizou uma belíssima cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência PROERD. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las. É um projeto desenvolvido por Policiais Militares, que possuem o Curso de Formação de Instrutores PROERD.
Com as presenças da Prefeita Paulinha, do Vice-Prefeito Paulinho, do Comandante da 3 Região de Polícia Militar, Coronel Reinaldo Boldori, do Comandante do 12 Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Evaldo Hoffmann e do Comandante do 4 Pelotão da 4 Companhia do 12 Batalhão de Polícia Militar, Tenente Israel Nascimento Damázio, a cerimônia foi bastante prestigiada e os formandos e suas famílias estavam muito satisfeitos. Também estavam presentes o Secretário de Educação, Omar Osni de Melo, o Secretário de Assistência Social, Maurício José Leal e a Vereadora Míriam Cristina Victorero.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida para uma sociedade mais saudável e feliz. A presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do PROERD, aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a Polícia da própria instituição de ensino e da comunidade.
A base do programa é o Projeto “D.A.R.E”, inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA e hoje eé aplicado em mais 47 países. Sendo desenvolvido no Brasil, após as adaptações necessárias à nossa realidade social e cultural.
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre os jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias. Estamos aqui para prestigiar esse programa tão importante para toda nossa sociedade. É crucial que estes jovens recebam as orientações sobre esse tema que tem sido uma grande preocupação nos dias atuais. É um projeto maravilhoso e só temos a agradecer, disse a Prefeita Paulinha.
O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de: Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins; Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas; Ensinar os estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos; Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas