As empresas do município que se enquadram na determinação do Ministério do Trabalho quanto à execução do Programa Jovem Aprendiz estarão recebendo através da Gerar, organização social que desenvolve e implementa projetos de sustentabilidade social e ambiental, em uma ação conjunta da Prefeitura de Bombinhas e do CDL Bombinhas, orientações para alcançar o atendimento aqui mesmo no município para aderir ao programa como determina a Lei da Aprendizagem.
Trata-se de uma determinação legal que compete cumprir às empresas com quadro de nove ou mais colaboradores (não se enquadram as microempresas e as no Simples), ficando no caso, sujeitas às sanções previstas na Lei 10097/2000.
Por isso é fundamental que as empresas procurem o CDL de Bombinhas para aderir ao programa e com isso possibilitar o alcance de uma turma de no mínimo vinte jovens, que serão atendidos aqui mesmo no município.
Uma lista de jovens de baixa renda registrados no Cadastro Único será disponibilizada pela Secretaria de Assistência Social, através do CRAS. O programa terá também o apoio da Secretaria de Educação que fará a divulgação nas escolas para a captação de jovens que precisam da oportunidade.
Programa
O Programa Jovem Aprendiz é um instrumento oficial que permite a inserção de jovens que estão fora do mercado de trabalho e querem iniciar a profissionalização. Para as empresas o Programa Aprendiz Legal favorece o desenvolvimento profissional do jovem, podendo estimular talentos e o desenvolvimento de carreira na empresa.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas