A equipe do SAMU de Bombinhas em parceria com a Secretaria de Saúde, iniciou esta semana o projeto #samudoseulado. Com o apoio dos enfermeiros e técnicos das UBS, realizam encontros para orientação e educação sobre saúde, como reconhecer sinais e sintomas que indicam risco, assim é possível otimizar o serviço, explicando quanto ao funcionamento do SAMU/192, esclarecendo as dúvidas e promovendo a proximidade da equipe com a comunidade em geral.
O projeto surgiu da observação que havia uma carência de informações sobre os serviços do SAMU. Para isso, é necessário o apoio de todos, tanto na presença quanto com sugestões, que sempre são bem-vindas. O primeiro encontro foi no bairro José Amândio, com o grupo das gestantes. No decorrer deste trabalho, pretendemos visitar todas as unidades e participar de todos os grupos. Um projeto feito em equipe, entre SAMU e Unidades de Saúde com o objetivo maior de atender e orientar nossa comunidade, informou a coordenadora do SAMU em Bombinhas, Vivian de Vergennes.
A ideia é estender o projeto a todos os grupos em todas as unidades. Orientações para gestantes, grupos de hipertensos e diabéticos, abordando um tema de cada vez, com encontros semanais e de uma forma didática e acessível a todos. Trazendo informações sobre fatores e situações de risco que envolvem cada doença, usando uma dinâmica bem acessível. Simulações e teatro sobre trabalho de parto em situação normal e situação de risco foram apresentadas para as gestantes na UBS de José Amândio.
O projeto quer chegar também às escolas, creche e comunidade em geral. Orientando sobre como proceder diante de uma emergência como queda, crise convulsiva, choque, etc. Apostando na conscientização como instrumento de auxílio a saúde, e através dessa proximidade conseguir identificar as situações que mais apresentam dificuldades dentro da nossa realidade e trabalhar em cima dessas questões específicas.
O projeto está na fase inicial de implementação e pretende seguir de uma forma regular e ordenada, para que possa abranger todo o município. No dia 03/09, quinta-feira, às 13h30, o projeto estará na Unidade de Saúde de Bombas e aguarda o agendamento das demais unidades, assim como escolas e creches. As datas serão divulgadas posteriormente. Cabe salientar que os profissionais envolvidos seguem normalmente suas rotinas de plantões e os encontros serão realizados pela equipe que estiver de folga na ocasião.
Fotos: SAMU
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas