Depois de seis meses de gestão as mudanças na prestação de serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas já podem ser notadas pela população do município. Algumas ações são simples, não alteraram a infraestrutura, mas melhoraram e agilizaram o atendimento, outras foram explicitamente estruturais que beneficiaram da mesma forma a comunidade.
Logo no início da gestão uma das principais reclamações era em relação a demora no agendamento de consultas nas unidades de saúde. Uma mudança de logística se fez necessária, com um único objetivo. Agilizar o agendamento de consultas. Resultado: Diminuição das filas que começavam a se formar em frente os postos ainda de madrugada, em função da distribuição de senhas. Modificamos o esquema de atendimento, passando parte a ser realizado através de agendamento e parte através de acolhimento da demanda espontânea, explica Paulo Henrique Dalago Müller, secretário de Saúde de Bombinhas.
Outra dificuldade enfrentada logo no início da atual gestão foi a falta de médicos nas equipes de Saúde Familiar. Das cinco equipes existentes, apenas duas dispunham de médicos 40 horas semanais. Hoje todas as equipes estão completas (com 1 médico, 1 enfermeira, 2 técnicas em enfermagem e 1 recepcionista). Foi feito o reajuste salarial dos médicos de Saúde da Família afim de atrair mais profissionais para a cidade suprindo a necessidade da população, explica o secretário. Porém, não era preciso apenas ter profissionais, mas dar condições destes profissionais trabalharem pensando nisso o Executivo realizou a reforma Unidade de Saúde do Centro, que com a ampliação garantiu espaço físico adequado, confortável para atendimento.
Com a melhora na logística, infraestrutura e contratação de profissionais na área da saúde a Prefeitura de Bombinhas conseguiu atender outra reivindicação. Prolongamos o horário do Pronto atendimento. Durante os fins de semana o Pronto Atendimento municipal, em Bombas, é a única Unidade de saúde aberta, o horário de funcionamento passou a ser até a meia-noite mesmo aos fins de semana. Até então a população era atendida só até 19 horas nos sábados e domingos, disse Paulo Henrique.
Diante de uma demanda reprimida e várias especialidades médicas necessitadas para a atender a população a contratação de médicos especialistas e algumas mudanças no quadro de efetivos se fizeram necessárias. A Contratação de médico pediatra, médico ortopedista, dermatologista, farmacêutico e inclusão de médico ginecologista, fisioterapeuta farmacêutico no quadro de servidores efetivos agilizaram e ampliaram o atendimento a comunidade. Além dos exames especializados como a ultrassonografia estão sendo feitos aqui em Bombinhas.
Como a melhor forma de se tratar da saúde ainda é a prevenção as vigilâncias Sanitária e Epidêmicas se fez uma reestruturação nestes setores. Através da inclusão de mais um fiscal no quadro, possibilitou a formação de duas equipes de trabalho, também instituído protocolo próprio para o setor afim de otimizar o atendimento ao contribuinte e estamos em fase de implantação o sistema de gestão que possibilitará um controle mais preciso da vigilância sanitária, afirma Paulo Henrique.
Neste primeiro semestre a Secretaria de Saúde realizou mais de 22 mil exames para a população de Bombinhas, sendo a maioria ultrassonografias, que de acordo com o relatório somaram 432 exames. Já o número de cirurgias passaram de cem. A média mensal de atendimento no Pronto atendimento chegou a 1749 casos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas