Na tarde de ontem, segunda, 15 de abril, prefeitura de Bombinhas reuniu as lideranças regionais para discutir o abastecimento de água junto com os municípios de Porto Belo e Itapema que dividem a captação de água da bacia hidrográfica do rio Tijucas. Com presença maciça dos representantes do Legislativo e Executivo destas três cidades.
Uma agenda de ações foi proposta para evitar que a falta de água se repita e atinja os municípios. precisamos criar propostas a longo prazo também, sem esquecer da urgência. Esta agenda de medidas precisa começar agora, mas não termina com a chegada da temporada de verão. Temos que ter amadurecimento de exigir e realizar propostas, espero que o Estado tome medidas severas em relação a empresas que demonstram pouco caso para solucionar este problema. Lamento que não tenha nenhum representante da Conasa, nem da Águas de Itapema nesta reunião. Pois esta reunião está marcada desde 4 de Abril, observou Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas.
Na reunião citada pela chefe do Executivo de Bombinhas, uma das metas estabelecidas foi o teste da adutora instalada recentemente. De acordo com Carlos Alberto Coutinho, representante da Casan, os testes já estão sendo realizado, porém o problema maior é em relação à Estação de Tratamento de Porto de Belo. Os testes devem ser concluídos nos próximos dias. Mas nossos olhos precisam se voltar para a Estação de Tratamento que está precária, explicou Coutinho.
Na maioria dos depoimentos dos presentes a reclamação maior é a morosidade de se tomar medidas e em relação à responsabilização das ações. Nós queremos uma proposta concreta da Casan, temos que nos comprometermos, os três municípios, em relação às ações a serem tomadas. Porém, nós só podemos nos comprometer em fazer a manutenção do equipamento, já que o principal responsável por este problema é do governo do Estado de Santa Catarina, disse a prefeita.
Nesta semana a Agência Regulamentadora Intermunicipal de Saneamento, a Aris, deve concluir o relatório do estudo de custos e planejamento para realizar a forma mais rápida de captação e reservação da água. Segundo os técnicos da Casan com este estudo será possível avaliar a situação da bacia hidrográfica.
Como resultado deste encontro técnicos de Bombinhas e Porto Belo se reunirão na tarde de terça para firmar um compromisso com a Casan em realizar a reforma da Estação de tratamento de Porto Belo. Vamos até a Casan para saber quais investimentos são necessários para garantir a qualidade e a quantidade de reservação. Porque precisamos ter uma água com potabilidade para consumo da comunidade, informou Ana Paula.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas