Ocorreu nesta sexta-feira a entrega da documentação que concede o direito aos produtores de explorar a área marítima para a produção de mariscos e ostras.
O dia 26 de julho de 2013, ficará na historia dos maricultores de Bombinhas. Em evento realizado nas dependências da Secretaria de Pesca, 78 produtores tiveram a felicidade de receber das mãos do executivo municipal e dos demais órgãos competentes, o documento que concede direito de exploração das áreas legais para produção de ostras e mariscos no município.
Estiveram presentes no local a prefeita Ana paula da Silva, vice – prefeito e Secretário da Pesca Interino, Paulo Dalago Muller, Superintendente do Ministério da Pesca em Santa Catarina Horst Dering, representantes da Sidasc, Epagri e da associação de pescadores e maricultores.
Fico feliz em poder participar deste processo junto a comunidade, e reafirmo que sempre estaremos a disposição no que for preciso para conseguir novos recursos para os pescadores e produtores. enfatiza Paulinho
De acordo com Horst Dering, o documento consiste em uma licença ambiental expedida pela FATMA , e um contrato de seção de uso por 20 anos do local, com possibilidade de renovação pelo mesmo período, onde o responsável não poderá vender nem alugar seu espaço, podendo sofrer as penas previstas em lei.
Acredito que este é o primeiro passo para que possamos estabelecer um processo de desenvolvimento econômico sustentável, para que Bombinhas possa ser novamente destaque na produção de mariscos e ostras ressalta Paulinha.
Na ocasião, a chefe do executivo, apresentou os projetos que serão futuramente realizados em prol da comunidade pesqueira, como o CIPAR (Centro Integrado da Pesca Artesanal) que dará um grande impulso para o desenvolvimento da pesca na região pois será possível armazenar, processar e escoar o que é produzido em nosso município.
Também foi apresentado o projeto do trapiche que será construído em breve na praia do bairro de Morrinhos, que ajudará na descarga das embarcações beneficiando maricultores e pescadores.
A prefeita municipal finalizou pontuando, que além dos projetos existem algumas ações que precisam ser feitas a curto prazo, como a aquisição de uma balsa para o transporte da produção de mariscos, e a reativação da Colonia de Pescadores.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas