Na segunda-feira passada, Bombinhas sediou o Seminário de Design Hoteleiro, com o apoio da Prefeitura de Bombinhas. O evento é paralelo à Bienal Brasileira de Design e visa promover a atividade como fator decisivo de competitividade para produtos e serviços no turismo.
O evento teve a presença da Secretária de Turismo de Bombinhas, Sra. Sabrina Erinete representando o município, o Secretário de Turismo de Porto Belo, Cláudio Souza; o presidente da Associação de Empresários de Bombinhas, a representante do Sebrae na região, Tamara Legarrea; Mário Pera, presidente da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas além de empresários, design, imprensa, acadêmicos e professores da área.
A importância da acessibilidade, as obrigatoriedades legais e normativas para meios de hospedagem e como o design pode ser aplicado na hotelaria relacionando as diferentes habilitações deste profissional com potencial diferenciador e competitivo foram temas abordados pela arquiteta Michela França. A aplicação de ferramentas de design no planejamento de produtos, serviços e destinos turísticos foram assuntos para José Manoel Gandara, PHD em Turismo, que também enfatizou a importância de considerar a experiência e emoções do turista para agregar valor aos meios de hospedagem.
Finalizando as palestras, a designer Patrícia Leffler apresentou um case de adaptação de um roteiro urbano e de um dormitório em meios de hospedagem ressaltando aspectos quanto a ações sustentáveis socialmente e ambientalmente. Após a última palestra foram sorteados brindes pelos palestrantes aos convidados em agradecimento pela presença. As autoridades que compuseram a mesa receberam um artesanato confeccionado pelo Museu Comunitário Engenho do Sertão que expôs obras durante o coffee break que destacavam a cultura local. A Cooperativa de Pais e Amigos das Pessoas com Deficiência e o Engenho do Sertão também produziram o material para o evento, como crachás feitos em papel semente, bolachas de farinha de mandioca e a pasta distribuída aos participantes.
Foto: Secretaria de Turismo
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas