A Prefeitura de Bombinhas já testou até agora, 1.090 pessoas, ou seja, 5,5% da população do município. A meta inicial é chegar a 10% porque a prioridade é saber onde o vírus está, em quem e por quanto tempo.
Assim, se uma pessoa é identificada com o vírus, já entra em isolamento social por 14 dias e diminui-se o risco de mais contágios. O objetivo é evitar a sobrecarga médica e entender como a curva se comporta para decidir sobre medidas de isolamento social e os bloqueios, por exemplo.
Já são 20 pessoas curadas, e até agora, 81 casos foram confirmados no município graças aos esforços das equipes de saúde e das medidas tomadas desde o dia que o primeiro caso foi diagnosticado em Santa Catarina. A Prefeitura também continua distribuindo máscaras para a população.
Na semana passada, categorias profissionais começaram a ser testadas em seu local de trabalho, como caixas de supermercados e farmácias, cabeleireiros, barbeiros, manicures, etc. Outras categorias serão testadas ao longo do mês, considerando o critério de profissionais com mais proximidade no atendimento de clientes.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas