Na última semana, a Vigilância Epidemiológica esteve em todas as unidades escolares do município para realizar a primeira dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) em meninas com idade entre 9 e 11 anos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até o momento foram vacinadas 178 meninas, totalizando 62% da população, feitas em cinco escolas: EBM Pequeno Príncipe, EBM Manoel José da Silva, EBM Manoel Eduardo Mafra, EBM Edith Willecke e EBM Dona Dilma Mafra.
A ação continua nas unidades básicas de saúde: basta apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação da adolescente. Para as meninas, com idade entre 11 e 13 anos, que já realizaram a primeira dose no ano passado, e também aquelas que já completaram 14 anos, podem continuar com o esquema vacinal, se dirigindo até a unidade mais próxima de sua residência.
A vacina contra o HPV acontece em três doses, sendo que a segunda deve ser realizada após seis meses da primeira e a última, após 60 meses. Vale lembrar que a proteção contra a doença só é garantida com a aplicação das três doses da vacina.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas