A campanha de vacinação contra o influenza será de 30 de abril a 20 de maio em todo o território nacional, esta é a definição do Ministério da Saúde, mesmo com os vários casos ocorridos no país. Alguns estados, inclusive Santa Catarina, pediram a antecipação dessa data, mas, o Ministério afirmou que isso não é possível já que as vacinas só são entregues pelo laboratório produtor nos meses que antecedem o inverno.
Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. A vacina de gripe é atualizada todos os anos para adequá-la aos vírus circulantes naquela estação e sua composição é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Cuidados
Os sintomas da gripe H1N1 são: febre acima de 38C, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares, nas articulações e tosse. A pessoa com sintomas de qualquer gripe ou doença infecciosa deve ser encaminhada ao serviço de saúde para avaliação do quadro clínico. É preciso prevenir a transmissão da doença a outras pessoas, evitando-se locais com aglomerações, e protegendo nariz e boca ao tossir ou espirrar.
Um detalhe importante a ser observado é quando a febre passa e depois volta de forma repentina, após alguns dias. Nas crianças, observe se os lábios estão lábios arroxeados e se a musculatura das costas está com movimentos intensos. A gripe H1N1 pode afetar órgãos vitais, como o pulmão, provocando dificuldades respiratórias severas, que, se não tratadas adequadamente, podem ocasionar a morte.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas