Paulo Henrique Dalago Müller deixa a Secretaria de administração e passa para responder pela pasta da Saúde de forma interina e anuncia construção de novo Pronto Atendimento em Bombas
A prefeitura de Bombinhas tem nova configuração em seu secretariado municipal a partir de segunda, 15 de abril. O vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller assume a Secretaria de Saúde interinamente no lugar do médico Fernando Borba que volta a atender a comunidade bombinense.
A mudança na Secretaria de Saúde se deve a dificuldade de contratação de médicos para completar o quadro de ESF de Bombinhas. Tenho sido muito cobrado pela comunidade em função da falta de médico, até no mercado as pessoas me perguntam a respeito. Então, a decisão de eu voltar a atender a população é para amenizar a situação. Sabemos que não vai resolver, essa é uma forma de eu contribuir com esta gestão. É uma mudança para agregarmos ainda mais a essa gestão, explicou o médico Fernando Borba em entrevista a Rádio Mariscal Fm.
A prefeita Ana Paula da Silva durante a mesma entrevista ao programa Canal Aberto informou que o projeto de lei para aumentar o salário base do médico para 10, 900 reais segue para a Câmara de Vereadores e deve ser aprovado pelo Legislativo ainda esta semana com uma sessão extraordinária na terça. Hoje nós estamos vivendo uma situação muito difícil. De cinco equipes do município, apenas uma tem médico. Por questões salariais. Por menos de dez mil reais não conseguimos atrair profissionais de saúde, argumentou a prefeita.
Ambos afirmaram que a troca foi muito discutida. Para o Fernando a dificuldade não é pela mudança, pelo cargo, ele é idealista. O Fernando entrou na secretaria disposto a mudar a saúde de Bombinhas, num planejamento a longo prazo. Ele abriu mão em parte de seu sonho para sanar uma necessidade. Isso é um exemplo de grandeza, agradeceu Ana Paula.
O médico Fernando Borba passa a atender a comunidade a partir desta segunda, 15 de abril, mas sua locação ainda não está definida. Não sabemos se Fernando ficará num posto específico ou se fará um rodízio nos postos. Mas é preciso deixar claro que ele não se afasta da secretaria. O tempo que o Fernando ficará atendendo nos postos é em função do que é mais importante para a comunidade neste momento, esclareceu Ana Paula.
Quem assume a Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas de maneira interina é o vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Müller. A escolha do Paulinho para assumir a saúde foi um pedido meu. O Paulinho vai fazer muito bem a Saúde, porque ele tem como característica a resolutividade, disse.
Na segunda de manhã, Paulo Henrique já fez uma reunião com os funcionários da Saúde de Bombinhas. Dentre os assuntos abordados foi o atendimento à população. Primeiro vamos mudar o atendimento, é preciso ter o acolhimento porque a pessoa só vai ao posto quando precisa, a saúde já está debilitada então é preciso ter o acolhimento, anunciou Paulo.
Outra mudança planejada é o modelo de administração. Estamos com algumas dificuldades porque a gestão passada não prestou contas em vários programas federais. Por isso temos de atualizar os dados nestes programas, assim iremos conseguir recursos para ampliar a estrutura da Saúde de Bombinhas, informou Paulo Henrique que adiantou que o Pronto Atendimento de Bombas deve ser demolido em Julho para ser construído novo posto no mesmo local, conclui o novo secretário.
Fonte: Prefeitura Municipal de Bombinhas