Cadastur busca organizar setor turístico

Cadastur busca organizar setor turístico

Ação especial reuniu empresários e prestadores de serviço durante toda terça-feira (07/07).

“Eu achei muito bom participar da ação. Aproveitei para manter meu cadastro atualizado”, contou a proprietária de uma pousada, Erotides Mafezzolli DeMatte. Assim como ela, empresário e prestadores de serviços envolvidos com a atividade turística aproveitaram a ação especial, nesta terça-feira (07/07) para atualizar os dados do Casdastur.

A atividade, em conjunto com os municípios de Porto Belo e Bombinhas, busca sensibilizar a todos para preencher os dados no sistema. “Além de ser uma exigência legal prevista na Lei Geral do Turismo, o Cadastur contribui para dar credibilidade ao setor perante os consumidores, facilita o acesso a linhas de financiamento, participação em eventos e até na transação de moeda estrangeira”, explicou a analista de turismo da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes responsável pela ação em Itapema, Greyce Umeki Hanashiro.

Durante o cadastramento, os participantes preenchem um formulário e um termo de responsabilidade, além de entregar os documentos necessários. Em até 30 dias úteis os empresários ou prestadores de serviço poderão retirar o certificado no próprio site do Ministério do Turismo. Para as empresas de transportes, agentes com frota ou embarcações também é disponibilizado um selo para os veículos.

“O certificado tem validade por dois anos para todas as atividades, a partir da homologação do cadastro. Já os guias de turismo, o prazo de validade é de cinco anos. Todos os documentos devem ser impressos e disponibilizados de forma visível aos clientes”, salientou a analista de turismo, Greyce Umeki Hanashiro.

Para mais informações sobre o Cadastur basta ir até a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, localizada na Avenida João Francisco Pio, 537, ou pelo e-mail planejaturismo@itapema.sc.gov.br. O atendimento será das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Saiba mais

O cadastro é gratuito e obrigatório por Lei, (n 11.771), para as seguintes empresas:

– Meios de Hospedagem
– Agências de Turismo
– Transportadoras Turísticas
– Organizadoras de Eventos
– Parques Temáticos
– Acampamentos Turísticos
– Guias de Turismo

O cadastro também pode ser feito, em caráter opcional, por:

– Restaurantes, Cafeterias e Bares
– Centros de Convenções
– Parques Aquáticos
– Estrutura de Apoio ao Turismo Náutico
– Casas de Espetáculo
– Prestadora de Serviço de Infraestrutura para Eventos
– Locadoras de Veículos para Turistas
– Prestadoras Especializadas em Segmentos Turísticos
– Bacharéis em Turismo

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema