O Centro de Atenção Psicossocial de Itapema (CAPS) promove na terça-feira (17) o 1 Encontro Municipal de Usuários, Familiares e Comunidade em Favor da Luta Antimanicomial, que será realizado na Câmara de Vereadores do município, a partir das 13h30. O objetivo do movimento de Luta Antimanicomial é divulgar os direitos dos usuários conquistados através da Lei 10.216 de 2001, assim como instigar mudanças não só nos serviços de atenção à saúde mental, mas também questionar estigmas e exclusões em relação às pessoas com transtorno mental.
O grupo teatral formado por integrantes do CAPS fará uma apresentação de abertura do evento, que terá participação da Enfermeira Eliani Costa, representando o Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ). Além de palestras e grupos de discussão, haverá uma exposição de materiais produzidos pelos usuários nas oficinas de arte do CAPS.
O Centro de Atenção Psicossocial presta atendimento às pessoas com transtorno mental moderado ou grave, bem como transtornos decorrentes do uso do álcool e outras drogas. O CAPS atende em média 250 pacientes todo mês, oferecendo um tratamento humanizado, acolhedor e promotor de cidadania e inclusão social dos usuários na comunidade, que funciona como um serviço substitutivo aos manicômios.
Além dos usuários do CAPS e familiares, podem participar do evento os moradores de Itapema que tenham interesse no tema. A Câmara de Vereadores fica na Rua 120, n 423, no Bairro Centro.
Mais informações com a Coordenadora do CAPS de Itapema, Isabel Cristina dos Santos, pelo telefone (47) 3368-2393.